terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Algumas especies de plantas que você pode cultivar no banheiro:

Na hora de pensar em quais plantas serão usadas para decorar seu banheiro, é preciso ter certos cuidados. Iluminação, circulação de ar, manutenção, tamanho da muda – esses são apenas alguns dos pontos com os quais você precisa ter atenção quando for levar parte da natureza para esse cômodo.

Nesse contexto todo, a dica é optar por plantas como Lírio da Paz, Violetas, Cactos, entre outras que são ótimas para o ambiente, e você vai entender porque logo abaixo!

A primeira coisa que você deve levar em consideração é que plantas precisam de ambientes arejados e com iluminação natural (mesmo que minimamente). Portanto, se você não tem uma janela no seu banheiro, é melhor optar por decorações artificiais, como flores de plástico e tapete de grama sintética.

Se certificou de que o seu banheiro possui uma boa quantidade de luz natural e formas de manter o ambiente arejado? Ótimo, agora é a hora de conhecer sete dicas sobre como escolher e cuidar das plantas no banheiro.
Escolha uma plantinha que se adapte à umidade e às variações bruscas de temperatura, como as espécies de sombra ou meia sombra.
De preferência para mudas já crescidas, pois o ambiente dificulta o desenvolvimento das sementes recém-plantadas. Assim, você consegue manter o seu arranjo verdinho e saudável por mais tempo.
Também prefira aquelas plantas com tonalidade verde, pois as florais dão mais trabalho para cuidar.
Verifique se a espécie que você está interessado não é tóxica, porque muitas parecem inofensivas quando na verdade podem causar riscos à saúde.
Se possível, opte por vasos de cerâmica, que retêm umidade e mantêm a terra fresca por mais tempo.
Já para não deixar o ambiente excessivamente úmido procure deixar as janelas abertas, havendo assim maior circulação de ar!
Os cuidados, assim como a periodicidade deles, variam muito de espécie para espécie. Lembre-se que é preciso regar, podar e adubar, e busque informações sobre as plantas específicas para saber qual a frequência que você precisa realizar isso tudo.

Conheça algumas espécies que você pode utilizar na sua decoração para banheiro:
1 – Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)
O lírio é uma ótima opção por se tratar de uma planta de fácil manutenção. Além de delicada e perfumada, é uma flor que dura bastante tempo e se adapta perfeitamente à umidade e à pouca incidência de luz.


2 – Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Que tal uma planta que, além de bonita, conta com a superstição de afastar a má-sorte? Esta espécie de meia sombra não exige luz direta, por isso pode ser mantida tanto perto da janela quanto no chão do banheiro.


3 – Bálsamo (Cotyledon orbiculata)

Ela pode ser pequena, mas não se deixe enganar: essa espécie suporta condições extremas e não precisa de muita água ou luz para sobreviver.


4 – Cactus (Cactaceae)
Essa espécie se adapta muito bem a banheiros, principalmente quando fica em exposição indireta ao sol. Mas tenha atenção: os cactus sobrevivem basicamente com a absorção da umidade local, então, evite regá-los em excesso (uma vez por mês é suficiente).


5 – Violeta (Viola)
Uma escolha perfeita para criar arranjos para banheiro e adicionar cor e delicadeza ao ambiente. Para mantê-las sempre bonitas, basta deixar o vaso das violetas próximo da janela e nunca regar suas folhas, apenas seu solo.


6 – Asplênio (Asplenium nidus)
O asplênio é uma planta que gosta de umidade constante e ambientes mais sombreados. É indicada para quem possui mais espaço disponível no banheiro, pois costuma crescer bastante e pode chegar a até 90cm!


7 – Kalanchoe ou flor da fortuna (Kalanchoe blossfeldiana)
Além de bela, possui diversas variedades de cores e é fácil de cuidar. Suas folhas são suculentas e bastante resistentes ao calor, portanto não necessitam de muita água. Porém, ela precisa de banhos de sol esporádicos.


8 – Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)
Essa é uma planta que se adapta perfeitamente a ambientes pouco iluminados e requer poucos cuidados. Além disso, são indicadas para qualquer ambiente, pois crescem conforme o espaço disponível.


9 – Rosa do Deserto (Adenium obesum)
Essa é uma planta suculenta, por isso, não precisa de tanta água assim – duas ou tres regas semanais são suficientes -, o que facilita os cuidados com ela. Porém, ela também é uma flor de meia sombra bem iluminada, ou seja, necessita de cinco a seis horas de sol direto todos os dias.


10 – Arália falsa (Dizigotheca elegantissima)
Essa é uma planta arbustiva que pode ser criada à meia sombra e se adapta bem tanto a climas quentes quanto ao frios. Por isso, é muito versátil e pode ser adicionada a quase qualquer banheiro.
Só lembre-se de ter atenção com o vaso, pois ele precisa ter pelo menos 60cm de profundidade – mas, por outro lado, pode ser mais estreito, o que ajuda a otimizar os espaços.


11 – Aspargo rabo de gato ou pluma – (Aspargus densiflorus)
O grande trunfo dessa planta é o seu visual bastante característico, com uma bela folhagem composta por vários ramos, com folhas em forma de espinhos e pseudofolhas em forma de agulha.
Todos esses elementos se distribuem de uma forma muito uniforme, o que cria aquela sensação de que esse aspargo possui uma espécie de pluma. Com relação aos cuidados diários, a planta precisa de meia sombra, em um solo fértil e com regas regulares.


12 – Aspidistra (Aspidistra elatior)
Essa é outra planta versátil, que se adapta bem ao frio e ao calor, e propícia para a meia sombra. Ela é muito popular na decoração de ambientes internos justamente por essas características, e também porque é bastante rústica, tem crescimento moderado e se desenvolve bem quando próxima à uma janela bem iluminada.


13 – Caládio (Caladium bicolor)
O caládio é uma planta bulbosa, ou seja, possui uma folhagem chamativa pela sua beleza – e esse é o principal atrativo que ele pode agregar ao seu banheiro. A planta tem com duas ou mais tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. Deve ser criada a meia-luz, sendo regada periodicamente.
No entanto, nem tudo é belo: o caládio é considerado tóxico, e o contato de certas substâncias presentes na folha com os olhos, mucosas e pele pode provocar ardência, inflamação e vermelhidão. Por isso, o melhor é colocar a planta em um local alto e mais isolado, especialmente no caso de quem tem filhos pequenos e/ou animais de estimação.


14 – Chamaedorea (Chamaedorea elegans)
Esse é um tipo de palmeira, também conhecido por Palmeira Bambu, que é bastante característico por sua baixa estatura. A vantagem da chamaedorea para a decoração do seu lar é que, além de não precisar de luz solar durante todo o dia, ela apresenta flores, o que dá um visual diferenciado à planta.


15 – Dinheiro em penca (Callisia repen)
Com um folclore próprio que diz que essa planta traz boa fortuna, a dinheiro em penca é perfeita para elaborar jardins suspensos. Isso porque, quando disposta dessa forma, ela cria um visual cheio de cachos verdes, que trazem muito estilo.
Além disso, essa planta tem manutenção bastante fácil, pois se adapta a ambientes com luminosidade parcial e precisa de irrigação periódica, mais frequente em época de muito calor e pouca umidade.


16 – Palmeira Rafis (Rhapis excelsa)
Essa espécie é uma das que melhor se adaptam ao ambiente interno. Não precisa de muita água, podendo ser regada a cada 15 dias, e se mantém saudável mesmo com pouca luz solar e nutrientes (adubo). Sua beleza fica por conta das folhas verde-escuras, que são brilhantes e lisas.


17 – Punhal malaio (Alocasia amazonica)
Com altura de no máximo um metro, essa planta é perfeita para decorar ambientes internos, especialmente naqueles lares mais compactos – e no banheiro, claro. Ela se adapta bem a locais com temperaturas amenas e uma boa quantidade de luz natural, por isso a dica é colocá-la próxima a uma janela, e precisa ser regada mais constantemente.


18 – Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)
Essa é outra planta muito bonita mas que requer atenção devido ao seu potencial tóxico. A comigo-ninguém-pode tem um visual muito atraente com suas folhas vistosas marcadas por manchas brancas.
No entanto, quando essas folhas são ingeridas ou entram em contato com as mucosas, pele ou os olhos, causam uma grande irritação. Por isso, para cultivá-la, mantenha a planta em locais altos e afastados, à sombra, e regue com pouca frequência.


19 – Peperômia (Peperomia caperata)
A peperômia conta com folhas verdes e redondas, o que traz um efeito muito bonito na decoração. Ela não demanda muitos cuidados, se adaptando bem a ambientes abrigados do sol e necessitando de rega a cada dois dias – no verão, essa frequência pode ser diária.


20 – Bambu (Bambuseae)
O bambu é muito utilizado na decoração interna justamente porque ele é muito resistente– pode viver durante anos – e não precisa de grandes cuidados. Basta abrigá-lo sem contato direto com o sol e regar semanalmente.


21 – Imbé (Philodendron imbe)
O imbé é muito versátil e se adapta bem a diversas condições, por isso é muito útil na decoração interna. Ele cresce bem a meia sombra e em locais mais úmidos (como o banheiro). Precisa de rega duas vezes por semana, e, quando todas essas condições se combinam, o imbé produz folhas maiores e com um tom brilhante e lustroso de verde.


22 – Orquídeas (Orchidaceae)
Uma das vantagens de contar com orquídeas na decoração do seu banheiro é a grande variedade de cores e tamanhos que essa planta apresenta. Além disso, ela é bastante sensível, e pode ser criada em ambientes internos desde que haja uma boa incidência de luz natural; por isso, coloque as orquídeas no parapeito da janela.


23 – Heras (Hedera helix)
A hera possui também possui uma grande variedade de espécies, mas essa costuma ser a mais utilizada na decoração de ambientes internos devido ao seu visual agradável e fácil cuidado. Ela se adapta bem à meia sombra, mas precisa de umidade e rega periódica– mas tenha muito cuidado para não encharcar o solo!


24 – Camedórea-elegante (Chamaedorea elegans)
Essa é uma palmeira de pequeno porte muito utilizada no paisagismo e na decoração interna. Ela só precisa que o ambiente tenha uma boa quantidade de luz e não seja muito seco – condições fáceis de se encontrar no banheiro. Essa planta tem um porte pequeno e folhas pinadas e brilhantes, o que combina muito bem com locais mais compactos.


25 – Pleomele (Dracaena reflexa)
Além de deixar o ambiente mais bonito e trazer um pouco de natureza para o seu banheiro, essa planta ainda tem a capacidade de purificar o ar, retirando compostos tóxicos do como formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno. A pleomele se adapta bem a ambientes com calor e umidade, a meia sombra e sendo regada regularmente.


26 – Bromélias (Bromeliaceae)
Existem mais de três mil espécies diferentes de bromélias, logo, você conta com muita variedade para escolher aquela que melhor combina com o seu lar. A maioria delas conta com folhas grandes e de múltiplas cores. A bromélia precisa ser regada periodicamente, mas tenha cuidado para não encharcar o solo, o que pode acabar gerando a proliferação de fungos.


27 – Planta-peixinho (Nematanthus gregarius)
Essa planta tem folhas pequenas e verdes, mas é a sua flor que chama a atenção: ela é laranja brilhante e tem formato tubular, lembrando um peixinho dourado (daí seu nome). Ela cresce bem a meia sombra, mas precisa de luz natural, e demanda adubações periódicas – especialmente na primavera.


28 – Begônia híbrida (Begonia hybrida Hort. Ex Steud)
A begônia é mais uma das plantas que possui uma grande variedade de espécies, ou seja, de cores, como vermelhas, brancas, alaranjadas e rosas. Escolha aquela que melhor combinar com o visual do seu banheiro e deixe a planta junto a uma janela com luz difusa, pois essa espécie precisa de luminosidade.


29 – Léia (Leea coccinea)
Um vasinho de léia tem o potencial de deixar um ambiente muito mais charmoso e alegre. Essa planta se adapta bem a ambientes iluminados – procure deixá-la próxima a uma fonte de luminosidade – e também combina com outras plantas de cores diferentes, proporcionando assim novas possibilidades para a decoração do banheiro.


30 – Planta-batom (Aeschynanthus pulcher)
O nome dessa planta também é dado em “homenagem” ao seu visual, cujas flores lembram bastante um batom. A planta-batom é cultivada a meia sombra, protegida do sol direto, mas ainda assim com uma boa iluminação. Além de bonita, ela também possui um aroma agradável que deixará seu banheiro ainda mais aconchegante.


31 – Potos-cetim (Scindapsus pictus Argyraeus)
Também conhecida como jibóia-prateada, essa planta tem como característica mais chamativa a suas folhas delicadas e muito bonitas – com formato oval e coloração verde com pontos e margens prateados. A potos-cetim gosta de calor, umidade e meia luz abundante.


Agora que você sabe como cultivar plantas no banheiro e já escolheu as suas espécies preferidas, chega a parte divertida: decorar!
Invista em: vasos suspensos; pequenos arranjos na bancada da pia e nas janelas.
Essas são opções que proporcionam um visual mais delicado e sofisticado, além disso, otimizam o espaço do seu banheiro!
































Fonte: Pinterest

Se o seu banheiro dispõe de espaço amplo, uma dica é misturar diversas espécies de plantas e diferentes formatos de tapetes de grama sintética para criar um belíssimo jardim de inverno. Você consegue acomodar um verdadeiro ambiente verde com o visual da natureza em seu banheiro sem precisar de muito esforço!