sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Quer construir uma casa? Contrate um arquiteto.

Você está pensando em construir uma casa? Gostaria que ela fosse boa, bonita e barata? Contrate um arquiteto.

Há algumas pessoas, insensatas, que fariam sua casa sem arquitetos. Consideram o arquiteto como um mal menor. São os mesmos que se auto-medicam em vez de ir ao médico. São, poucos, profundamente ignorantes. Gastam muito dinheiro na farmácia para nada. E só vão ao médico em último caso.
Um arquiteto é um servidor da sociedade. É alguém que busca a beleza através da arquitetura, e que resolve problemas da sociedade e trata de fazer felizes as pessoas para quem trabalha.

Eu poderia agora fazer uma defesa do quão bom é contratar um arquiteto, para que tudo corra bem. Mas eu pensei que é mais fácil falar em primeira pessoa, através da minha própria experiência profissional.
Se eu disser que a casa mais bela que já fiz, a melhor, foi a casa mais bonita e barata que construí, vocês dirão que é exagero. Pois não é.

Contratação
Recebi a ligação de uma boa amiga minha um dia perguntando-me se eu poderia fazer uma casa para ela e seu marido, mas com apenas três milhões de pesetas (20.000 euros) e um terreno pequeno. Pedia-me uma casa com privacidade absoluta em um pequeno pinhal, rodeada de casas de familiares, na província de Cádiz.
Eu só lhe pedi liberdade absoluta. Porque sigo pensando que um arquiteto é um pouco como um médico. Deve escutar atentamente o paciente, e fazer todas as análises necessárias. Mas o diagnóstico é feito pelo médico e o doente deve obedecer. É isso que faço como paciente: obedeço cegamente o médico, e sempre passei muito bem.
O que foi feito
A solução foi muito simples: um retângulo de 6x18 metros levantado com paredes estruturais. Um pátio adiante de 6x18 e outro pátio atrás, com as mesmas dimensões.
No interior, duas paredes transversais mais baixas, a 4 metros das bordas para criar de um lado um dormitório e um banheiro, e do outro uma cozinha e um segundo dormitório. Para iluminar o espaço central de 6 x 10 são abertas nos quatro cantos vidros fixos de 2 × 2 que dão continuidade a este espaço central com os dois pátios. Para circular e ventilar esse espaço central, duas portas opacas no centro, no eixo principal. Os dois dormitórios e a cozinha são iluminados e conectam com seus pátios por portas transparentes. O banheiro conta com uma claraboia. Tudo em pouco mais de 100 metros quadrados.
A casa construída responde à melhor tradição da região onde a casa se insere, a Andaluzia: pátio dianteiro de entrada e pátio traseiro. Em cada pátio são plantados simetricamente dois limoeiros. No pátio do fundo uma pequena piscina. O som da água também colabora com a beleza dos espaços. Por fora a casa aparece completamente fechada com somente a porta de entrada.

Com que foi feita
Tudo foi erguido com alvenaria estrutural, que é o mais barato e fácil para essas dimensões. O piso todo com uma laje simples, bem isolada e impermeabilizada. A cobertura é resolvida com uma laje simples cerâmica. O pavimento todo, interior e exterior, de pedra calcária Capri de Córdoba, polida. É um piso tão bonito que segui utilizando em todas as minhas casas.
Tudo foi pintado de branco. As paredes são caiadas, brancas, concedendo a esses espaços uma luminosidade maravilhosa. Até as lâmpadas são simples: bulbos brancos nas paredes protegidas acima com um simples vidro.

Quem o fez
A casa foi construída em um prazo razoável por Conejito, o encarregado da obra, sábio e bom, como restam poucos. Como armador, Diego Corrales, que fez muito bem. Porque um armador também é necessário, como o médico precisa da enfermeira. Me ajudou também um bom amigo arquiteto de Chiclana, Miguel Vela.

O lugar
Os arquitetos sempre falam do genius loci, do lugar. Pois esta casa pareceu que esteve ali desde sempre. A casa ficou muito interessante. O que teve nesta casa que não tiveram outras? Porque tanto no entendimento do lugar como nos materiais e nas cores e no tratamento da luz, como na tipologia, no tipo da casa, ela é uma casa tradicional andaluz. Ontem, hoje e amanhã. O segredo é que ela foi feita por um arquiteto que compreende a luz, a escala e as proporções. Um arquiteto que sabe que, para alcançar a venustas, a beleza, é essencial antes utilitas e se reunir com a firmitas. Vitruvius afirmou isso bem.

Quanto
A casa custou o previsto, 3 milhões de pesetas de 1992, 20.000 euros de hoje. É uma casa pequena, de 100 metros quadrados, que parece grande. Ficamos todos encantados: proprietários, construtor e arquiteto. Tão encantados que em pouco tempo construímos outra casa na mesma linha, a Casa Guerrero, para um de seus irmãos.

Difusão
A Casa Gaspar apareceu em diversos livros e revistas de arquitetura do mundo, algumas vezes na capa. Claro que grande parte da culpa tem HisaoSuzuki, um fotógrafo excepcional que fez fotos incríveis. Ele já havia feito as fotos da Casa Turégano, com um grande resultado, então eu não hesitei em chamá-lo para traduzir em imagens o espírito da Casa Gaspar. Eu não vou esquecer da manhã, quando, ainda muito escuro, nós dois estávamos no quintal da casa. Ele tinha instalado tripés e câmeras e estávamos apenas esperando a luz. Lentamente, muito lentamente, levantou-se um claror e o fotógrafo e começou a apertar botões. O resultado é esse conjunto de belas imagens com uma luz misteriosa quase impossível de explicar, onde traduziu bem o espírito desta casa.

Conclusão
Creio que através dessas simples linhas e dos desenhos expressivos e fotografias maravilhosas, é fácil entender como é possível, com um bom arquiteto, fazer uma casa boa, bonita e barata.

Arquiteto: Alberto Campo Baeza
Fotografias da Casa Gaspar: Hisao Suzuki