sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Uma boa ideia: ecovilas para a terceira idade!

Envelhecer com qualidade de vida pode significar muitas coisas, como viajar com frequência ou estar perto dos filhos e netos. Para alguns idosos, a aposentadoria ideal deve ser desfrutada em ecovilas, onde é possível viver em comunidade de forma sustentável.
Ecovilas focadas na terceira idade estão se tornando populares principalmente pela vida simples — o que não significa falta de conforto. As vilas sustentáveis apresentam muito verde, alimentos frescos e saudáveis, superfícies fáceis de se locomover, atividades ligadas ao meio ambiente e casas projetadas com tecnologia para reduzir consumo de água e luz.
Além disso, são locais tranquilos e serenos, onde a vida em comunidade é valorizada. Assim ninguém se sente sozinho.

Serenbe

A vila sustentável fica na cidade de Atlanta, Estados Unidos, e é um “bairro cheio de comida fresca e ar puro focado no bem-estar”, diz o site. A comunidade está localizada entre acres de florestas preservadas, prados e caminhos naturais que conectam casas e restaurantes com serviços e artes.
A ecovila foi fundada por Steve Nygren, que vendeu sua casa em Atlanta e comprou uma fazenda na zona rural nos anos 90. “Percebi como a conexão com a natureza transformou nós e nossos filhos. Mudou meu juízo de valor sobre o que é importante”, conta.
Adquiriu 100 acres de terra e lançou um ambicioso plano para proteger a área e construir algo sustentável. Hoje, são quatro aldeias com centros comerciais complementares voltados para os “elementos de uma vida bem vivida”: artes para inspiração, agricultura para alimentação, saúde para bem-estar e educação para consciência.
Os alimentos frescos vêm de uma fazenda natural orgânica e do paisagismo comestível, que enfeita os caminhos e dispõe de árvores de mirtilo e outros arbustos. Atrações culturais incluem festivais de música, oficinas de culinária, pista de equitação e galeria de arte.

Penswood Village

Localizada em Newtown, nos Estados Unidos, a vila para idosos tem a sustentabilidade como um de seus princípios. “Somos bons administradores da terra, como no nosso inovador sistema de gestão de águas pluviais premiado. Ele fica escondido debaixo de 10 acres de prado”, diz o site oficial. E completa: “você estará livre para apreciar a beleza, sabendo que está sendo responsável por preservá-la”.
A comunidade se envolve no sistema de reciclagem, de energia geotérmica e em atividades como paisagismo e cultivo de horta. Lynne Waymon, uma das moradoras, disse ao site Next Avenue que não era ativista do meio ambiente antes da aposentadoria. A experiência na ecovila a fez mudar sua visão de mundo e se sentir útil.
“Pessoas chegam a uma certa idade e pensam, ‘acabou para mim, não tenho influência alguma ou algo a dizer’. Eu quero que essas pessoas se unam e se sintam poderosas — e que saibam que podemos fazer a diferença”, disse.

Llano Exit Strategy

A pequena ecovila na cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos, tem apenas oito moradores: quatro casais de amigos que decidiram curtir a velhice em harmonia com a natureza.
O arquiteto Matt Garcia projetou quatro cabanas com cerca de 32 m² cada. Elas se interligam por uma área comum com cozinha comunitária e espaço para todos jantarem juntos ou receberem visitas.
As cabanas são simples e rústicas e foram projetadas para garantir conforto e sustentabilidade. Os telhados coletam água da chuva em barris e as paredes são isoladas para evitar calor excessivo durante o verão e manter o ambiente aconchegante e quentinho durante o inverno. Além disso, os quatro residentes tomam medidas para reduzir a emissão de gases poluentes e fazem reciclagem.
A ecovila fica de frente para o rio Llano e, a princípio, não aceita mais moradores. Mas fica a dica: que tal reunir seus melhores amigos e construir sua própria vila sustentável?
(Via Free The Essence por Camila Luz)