sexta-feira, 22 de julho de 2016

Jardim Botânico - Curitiba / Paraná (Brasil)

Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico de Curitiba (Paraná) é uma homenagem a urbanista Francisca M. Garfunkel Rischbieter, uma das percussoras em planejamento urbano da capital. O parque é um dos pontos turísticos mais procurados de Curitiba e foi um dos locais indicados para a eleição das sete maravilhas do Brasil, em 2007.
Com uma área de aproximadamente 245 mil m², com diversas espécies de vegetais nacionais e internacionais, cultivadas em alamedas ao ar livre ou em estufas com estruturas de ferro e vidro, principal ponto do parque e que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
Logo atrás da estufa principal encontra-se o Espaço Cultural Frans Kajberg, com a exposição “A Revolta”, feita pelo próprio artista, que expressa através das obras a sua revolta com o descuido e abandono da fauna e flora brasileira. Nessa galeria estão expostas 110 obras de grande porte, que foram confeccionadas com restos de árvores queimadas e derrubadas de forma ilícita.
As flores e espécies vegetais são os principais atrativos do Jardim Botânico de Curitiba. Dentro do seu complexo encontra-se o “Jardim das Sensações”, uma área de aproximadamente 200m de extensão, onde o visitante percorre de olhos vendados, sentindo o chão com os pés descalços, ouvindo o som do vento e das cascatas e aspirando o perfume das flores.

























(Fotos: Thelma Ferreira - junho 2016)