sábado, 26 de março de 2016

A ARTE DE DECORAR (PASSO 3)

A casa toda merece atenção, as maiores dificuldades em distribuir os móveis se encontra nas salas. Funcionam como cartão de visitas, então nada de insegurança ao decorar estes ambientes. Em muitos dos apartamentos (padrão médio) os projetos adotam a sala em L como partido. Esta sala proporciona a criação de dois ambientes em um, veja como acertar nessa distribuição, nos exemplos que coloco:
1. Observe a planta baixa em L acima, a área de circulação é preservada entre os ambientes e entre os móveis. Temos espaço suficiente para colocar três ambientes em um só: sala de estar, sala de jantar e home teather. Em espaços com menos de 25 m² você conseguirá colocar dois ambientes (normalmente a sala de jantar e a de estar com TV). Para evitar que os móveis atrapalhem o trânsito, lembre-se do seguinte: quando houver mesa de centro, ela deve ficar 60 cm distante do sofá. Entre as cadeiras da sala de jantar e um possível aparador, nunca deixe menos do que 60 cm. TV grande é o seu sonho? Cuidado: há uma distância mínima de 3 metros recomendada entre a TV de 40 polegadas, por exemplo, e o sofá – menos do que isso, a visualização das imagens ficará comprometida.

2. Uma sala com planta irregular é comum, veja acima. A atenção precisa ser redobrada e as orientações só podem ser feitas caso a caso. Mas uma dica importante é que você coloque, no piso, fita crepe exatamente nos lugares onde ficarão os móveis. Isso ajudará você a visualizar a área de circulação. Outras orientações genéricas que podem te ajudar: na hora de escolher o canto da sala de estar, prefira aquele em que os sofás podem ser colocados propiciando uma conversa entre as pessoas sentadas (normalmente uma distribuição em U.
3. A sala retangular é a que tem a distribuição mais fácil. Dependendo de seu tamanho, ela poderá ser totalmente ocupada pela sala de estar. Se ela for grande ou bem comprida, poderá acolher a de estar e a de jantar – uma em cada canto. Caso você queria romper com o tradicional, pode ainda se dar ao luxo de colocar o sofá em diagonal. Isso quebra as linhas retas da arquitetura e preenche o espaço de uma forma pouco convencional, mas, saiba, isso implica em usar menos móveis. Um tapete pode delimitar a área da sala de estar - e, para isso, ele precisa ser grande o suficiente para estar embaixo de todos os móveis.