segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

CASA DE MOEBIUS - AMSTERDÃ / HOLANDA

Em 1993, um jovem casal encomendou ao arquiteto holandês Ben van Berkel ao projeto "uma casa que seria reconhecido como uma referência para a renovação da linguagem arquitetônica". Levou o arquiteto de seis anos para cumprir desejos de seus clientes, criando uma casa com base nos estudos de um matemático do século 19-alemão.
 
Além de seu desejo de uma nova linguagem arquitetônica, os clientes procuravam uma intensa relação com a paisagem, as suas duas profissões distintas lhes permitiu trabalhar em casa e, portanto, para passar mais tempo com seus filhos. O local escolhido foi entre prados e faias altas em Het Gooi, uma área residencial perto de Amsterdã.
 
 
Ben van Berkel entendido que a nova linguagem arquitetônica que ele foi convidado para ser uma consequência direta do seu novo modo de vida. A idéia de duas pessoas que se deslocam ao longo de suas próprias rotas, mas que partilham certos momentos - eventualmente também inversão de papéis em determinados pontos - foi elaborado para o objeto construído. A casa tinha a tricotar juntos as diferentes atividades que cada membro da família foi envolvida em diferentes momentos em uma estrutura: trabalhar, dormir, socializar e vida familiar, bem como a necessidade de estar sozinho. Assim, as noções de tempo e duração foram conceitos importantes desde o início, e aqueles que mais tarde iria influenciar o modo como a casa e seus objetos seria percebida de diferentes pontos de vista.
 
 
O esquema para transmitir essas características foi encontrado na faixa de Möebius, um diagrama estudadas pelo astrólogo e matemático, August Ferdinand Möbius (1790-1868). Ao tomar uma tira de papel retangular e marcando seus cantos, A-e B-superior-inferior, de um lado, e C-e D-superior-inferior, por outro lado, a banda de Möbius é construída por torção e juntando os cantos A com D e B com C. O resultado é uma tira de papel torcido, se uniram para formar um circuito fechado que produz uma unilateral em uma superfície curva contínua. É uma figura em forma de oito, sem esquerda ou direita, começo ou fim.
 
 
Ao dar a faixa de Möebius uma qualidade espacial, o arquiteto projetou uma casa que integra o programa de forma integrada, tanto em termos de circulação e estrutura. Movimento através deste circuito de concreto segue o padrão de atividades de um dia. Organizado em em três níveis, o ciclo inclui dois estudos (um em cada lado da casa para as profissões em causa), três quartos, uma sala de reuniões, cozinha, despensa e sala de estar e casa de vegetação no topo, todos interligados em um complexo viagem no tempo.
 
 
Com suas linhas de baixo e alongado, a casa oferece uma ligação entre as diferentes características de seu entorno. Esticando forma do edifício de uma forma extrema e através de um uso extensivo de paredes de vidro, a casa é capaz de incorporar aspectos da paisagem. De dentro da casa, é como se o habitante é dar um passeio no campo.
 
 
A percepção de movimento é reforçado pela mudança de posições dos dois principais materiais utilizados para a casa, vidro e concreto, que se sobrepõem uns aos outros e coloca opção. Como o circuito fica dentro para fora, a casca exterior se torna concreta mobiliário interior - como mesas e escadas - e as fachadas de vidro dentro de transformar-se em paredes divisórias.

As contorções e reviravoltas na casa vão além do diagrama de matemática. Referem-se um movimento que tem moldado um novo modo de vida como conseqüência da utilização de dispositivos eletrônicos de trabalho. Ben van Berkel conseguiu dar um significado adicional para o diagrama da banda de Möebius, onde seu novo valor simbólico - caracteriza-se pela turva limites entre trabalho e de vida - corresponde à maneira dos clientes de vida.