domingo, 7 de setembro de 2014

FORTE DE SÃO MARCELO - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Forte de São Marcelo também conhecido como "Forte do Mar"esta localizado no meio de um banco de areia, com sua planta de forma quase circular. Sua construção foi de 1650 a 1728.

Forte de São MarceloLocalizado no meio de um banco de areia, no meio do ancoradouro do porto, sua planta tem forma quase circular. Sua função era impedir o ataque dos corsários às naus ancoradas no porto e a aproximação de armadas com alcance de tiro nos limites da cidade.

De 1802 a 1838 serviu de prisão e em 1912 tomou parte no bombardeio à Cidade do Salvador, chegando a atingir o Palácio Rio Branco. Tombado pelo Patrimônio Histórico, recentemente foi reformado e reaberto à visitação - atividade que hoje sustenta a manutenção do Forte. Além do turismo, o aluguel do espaço para eventos contribui para o sustento do ponto turístico.

Quem tem medo de mar não precisa se assustar. A travessia é rápida: a escuna leva cerca de 5 minutos para chegar ao Forte. Compre a passagem no guichê, R$10 (inteira) e R$5 (meia) - ida e volta. Aberto das 9h às 18h. Vale a pena ver o pôr-do-sol mais bonito da cidade.
Conheça uma das dez salas que antigamente era usada como cela. Local sem janela, pequeno e quente, já chegou a aprisionar cerca de 125 homens, dentre eles nomes conhecidos como Bento Gonçalves, Cipriano Barata e o Barão de Sergy. As outras nove celas foram divididas em memórias. Memórias do Mar: com informações sobre os naufrágios da baía de Todos os Santos, as rotas de comércio da época das Grandes Navegações, objetos de viagem utilizados nas caravelas. Memórias da Cidade: com um panorama histórico da cidade de Salvador, com maquete e recursos audiovisuais, com fotos antigas da capital baiana e uma linda vista das janelinhas que emolduram diferentes cartões postais da cidade. Memórias do Forte: Com objetos que retratam a história do monumento e dos militares que passaram por lá.
Tem um canhão datado de 1630. Ao subir a rampa você tem uma vista privilegiada de toda a Baía de Todos os Santos: desde o Farol da Barra à Ponta de Humaitá. São 360º de pura beleza e história. Também pode se ver todo o Forte de cima. O torreão central era utilizado para o abastecimento de água local, utilizando a chuva como fonte. Até pouco atrás, o mecanismo ainda era utilizado com o mesmo fim em épocas de falta de abastecimento.
A capital baiana não se restringe ao Pelourinho, o Farol da Barra ou à Praia de Itapuã. Soteropolitano que se preza - de coração ou de nascença - tem o dever de valorizar o patrimônio que a terra oferece de bom grado.
Para encerrar a visita, nada melhor que uma boa refeição no restaurante do Forte! Que funciona de terça a domingo, das 12 às 16h e das 19h às 00h. De quinta a sábado, o restaurante abre das 12 às 01h. O ambiente é agradável e a vista das conhecidas janelinhas ajuda ainda mais. Tire uma tarde de sábado e se deixe levar pela brisa do Forte. Pode confiar: você não vai se arrepender.