quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Casa de Campo (Cundimarca, Colômbia)

_duf4676_v
Casa de campo nos arredores da cidade de Villeta (Cundimarca, Colômbia)  a uma hora e meia a oeste de Bogotá; a 967 metros acima do nível do mar, com clima quente seco na maior parte do ano. Lote com declive acentuado que inicia no alto de uma colina e desce para a ravina El Cojo. 550 m² de construção, com: 3 dormitórios, sala de estar, área de serviço, área social e áreas de varanda e piscina.
_duf4713_v
A cobertura, protege do ambiente hostil mas que por sua vez permite relacionamento com o entorno. A cobertura, horizontal e transparente, emoldura a paisagem e protege do sol e da chuva, ao mesmo tempo em que dilui o limite entre o lado de dentro e de fora, entre o natural e o artificial. O pátio, espaço que permite trazer a natureza para dentro da arquitetura, gerando uma escala íntima com relações e sensações próximas em contraste com as visuais distantes que as montanhas proveem.
_duf4743_v
No lado leste, para a área da sala de jantar, aparecem a cozinha e a zona de serviços, como um volume mais baixo que se insere sutilmente sob a cobertura principal.
A ala oposta da cobertura abriga áreas privadas de quartos, localizadas para as montanhas e articuladas por um terceiro pátio, no qual, com um caráter totalmente diferente, propõe um fechamento permeável através de pré-fabricados em concreto e um jardim nativo exuberante. O fechamento coloca uma determinante essencial para o projeto: como gerar espaços totalmente abertos que possam ser fechados quando a casa não está sendo usada? Em todas as áreas da casa (privadas e sociais) foram projetados painéis de madeira que se dobram ou deslizam totalmente, permitindo uma abertura ou fechamento de 100%.
 
A casa está implantada no sentido norte - sul, protegendo as fachadas mais extensas e expondo as fachadas mais curtas para a radiação solar, e assim aproveitando as visuais para as montanhas e para a ravina. Esta implantação permite, além disso, que a piscina e a área de varanda tenham insolação permanente no turno da manhã e da tarde, sem ser interrompida pela sombra da casa.

_duf4781_d
O uso predominante do concreto aparente na tonalidade ocre e a madeira de teca geram um jogo de texturas, cores e sombras que mudam com a posição do sol. As texturas se definem a partir de 2 módulos, de 5 e de 10 cm, expressados em todos os elementos, desde as formas de madeira usadas para fundir o concreto, passando pelos painéis de fechamento em madeira, até os pré-fabricados em concreto que fecham o pátio. Os muros e as lajes da casa foram fundidos em concreto ocre preparado no local com uma mistura de cimento branco e areia Ambalema; moldados com formas de madeira de ipê. Outro material predominante é a madeira de teca (de bosques cultivados), utilizada de maneira igual como fechamento, móveis de carpintaria, ou acabamento de piso. enquanto aos pisos, bicando a uniformidade em tons com o concreto da cobertura, o material escolhido foi a pedra muñeca (pedra de coloração clara, natural da região de Bogotá).

Floor_(2)
Planta Baixa
Enquanto isso, para o acabamento da piscina se projetou um padrão inspirado no bosque circundante, verde-azulado, alcançado mediante placas de 20 x 20 cm descoloridas e pintadas à mão. 
 
As estratégias principais para obter maior sustentabilidade no projeto partem da distribuição espacial e a implantação do projeto; o esquema de barra no sentido norte - sul minimiza a incidência solar direta nas fachadas, enquanto permite a ventilação cruzada em todos os espaços (sociais e privados) minimizando a necessidade de uso de ventilação artificial. As coberturas planas buscam isolar a radiação direta mediante o uso de caixotões ventilados e com cascalho claro como acabamento superior.
Enquanto ao uso eficiente da água, o projeto contempla a reciclagem de águas da chuva para a rega dos pátios, assim como conta com um sistema de aquecimento de água (para a piscina) através da energia solar. Os materiais de construção são, em sua maioria, locais e naturais (pedra, madeira renovável, concreto), e a construção foi feita utilizando a mão de obra local.
_duf4855_d
                                                    www.achdaily.com.br