sexta-feira, 21 de março de 2014

UM POUCO DE HISTÓRIA: TAORMINA - ITÁLIA

A área em torno de Taormina foi habitada pelos Siculi mesmo antes de os gregos chegaram na costa da Sicília em 734 aC para fundar uma cidade chamada Naxos. A teoria de que Tauromenion foi fundada por colonos de Naxos é confirmado por Estrabão e outros autores antigos.
O novo acordo parece ter aumentado rapidamente à prosperidade, e foi aparentemente já uma cidade importante no momento da expedição de Timoleon em 345 aC. Ele foi o primeiro lugar na Sicília , onde o líder conseguiu , depois de ter escapado à vigilância dos cartagineses , que estavam guardando o Estreito de Messina, e cruzou direto de Régio (atual Reggio di Calabria ) para Tauromenium .  A cidade era em que tempo ainda sob o governo de Andromachus , cuja administração leve e equitativo é dito ter apresentado um forte contraste com a dos déspotas e tiranos das outras cidades da Sicília. Saudou Timoleon de braços abertos, e lhe proporcionou um lugar de descanso seguro até que ele foi habilitado a realizar seus planos em outras partes da Sicília. Andromachus não foi privado de sua posição de poder, quando todos os outros tiranos foram expulsos por Timoleon , mas foi permitido para mantê-la intacta até sua morte.
Pouco se sabe sobre Tauromenium por algum tempo depois disso. É provável que ele passou sob a autoridade do Agathocles, que dirigiu Timeu historiador para o exílio, e algum tempo depois foi sujeito a um déspota doméstico do nome do Tyndarion, que foi contemporâneo de Hicetas de Syracuse e Phintias de Agrigentum . Tyndarion era um daqueles que concordaram em convidar Pirro na Sicília ( 278 aC), e quando esse monarca desembarcou com o seu exército no Tauromenium, juntou-se a ele com todas as suas forças, e o apoiou em sua marcha em Syracuse.  alguns anos mais tarde descobrimos que Tauromenium havia caído no poder de Hieron de Siracusa, e foi empregado por ele como uma fortaleza na guerra contra os mamertinos. Foi também uma das cidades que foi deixado sob seu domínio pelo tratado celebrado com ele pelos romanos em 263 aC.


Agora entendi do porque, se você perguntar para um siciliano:
- "Porque que a gente deve visitar a Sicília?"
Ele deverá responder:
- “Porque nós temos história para lhe contar, arte para lhe mostrar e os nossos mortos para se chorar”...

Curiosidade: Somente a Sicilia, já teve 2 prêmios Nobel de literatura, já teve 5 Papas e assim por diante... e sem esquecer do grande compositor: Vincenzo Bellini....