domingo, 10 de novembro de 2013

PRAÇA DA PIEDADE - SALVADOR / BAHIA - BRASIL.

O Largo da Piedade foi transformado em jardim no final do século XIX e reconstruído cem anos depois em homenagem aos mártires inconfidentes.

A Praça da Piedade é cortada pelas Avenidas Sete de Setembro e Joana Angélica, é um dos principais e mais antigos logradouros soteropolitanos.
Freqüente local de manifestações populares e políticas, recentemente restaurada, voltou a ser palco de movimentado fluxo de pessoas, descanso e encontro de moradores idosos.
A praça está implantada próximo ao local onde, em época colonial, havia um dos portões que se rasgavam nas muralhas da então Capital do Estado do Brasil.
Na praça, merecem destaque construções como o antigo Palácio do Senado da Província da Bahia, a sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o Gabinete Português de Leitura, inspirado no estilo manuelino, a Igreja de São Pedro, a Catedral de Nossa Senhora da Piedade, a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a antiga sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, além de transversais que para ela confluem levando à Estação da Lapa (unidade central de transporte urbano), o "Shoping Piedade", todo o vicejante comércio popular que gravita e o belo gradil da praça, criado pelo artista plástico Caribe.