sábado, 12 de outubro de 2013

ARQUITETANDO COM THELMA - DELETOU POR ACASO UM ARQUIVO?

Acidentalmente apagou um arquivo? Ele não vai pra lixeira e você perde o juízo se perguntando se há alguma maneira de recuperá-lo?!! Há sim algumas maneiras de se recuperar arquivos apagados. Quando você deleta um arquivo da lixeira, formata seu HD ou simplesmente perde seu arquivo por algum outro motivo, o sistema operacional oculta esse arquivo e põe um _ (underline) antes de seu nome. Esse _ , juntamente com outros parâmetros, fazem com que o SO interprete que aquele espaço que antes era ocupado pelo seu arquivo deletado está livre e que pode ser usado por outro arquivo.

Isto quer dizer que mesmo depois de formatar o computador, na maioria das vêzes ainda se pode recuperar os arquivos. As vezes acontece do arquivo vir corrompido, com outra extensão ou até irrecuperável, mas as chances de ter seu arquivo novinho de volta são altas. A principal recomendação no caso de deletar algo por engano é que você pare imediatamente de editar, criar e inserir arquivos no seu HD e deixar de navegar na Internet.
Lembra que bem ali em cima eu disse que o espaço antes ocupado pelo arquivo deletado, agora está disponível para qualquer outro arquivo que chegar? Então, a partir do momento em que você cria arquivos no HD você pode está sobrescrevendo (gravando por cima) os dados que foram deletados, impossibilitando de vez a recuperação do pobre arquivo…
Como os softwares recuperadores recuperam esses arquivos deletados ?
Simplesmente eles varrem o HD à procura dos arquivos ocultos que possuem certas propriedades e são reconhecidos como deletados. Depois… Abracadabra! Seus arquivos são exibidos e você poderá usá-los novamente. Alguns softwares, como o
Easy Recovery, possuem, além da função de recuperação, a função de remontar arquivos corrompidos da suíte Office e do Outlook. Existem algumas opções free como o Recuva que dão conta do recado.
Espero que vocês tenham compreendido como funciona essa coisa de deletar e recuperar arquivos.