quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Reutilizando Pallets





No mundo de hoje a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante e presente. Uma das formas de ser sustentável é reutilizar materiais que muitas vezes são descartados.
Entre os materiais que podem ser reutilizados estão os pallets. Pallets são estruturas utilizadas para o transporte de mercadorias por empilhadeiras que facilitam o armazenamento das mesmas por serem estruturas padronizadas. Eles podem ser de madeira, compensado, plástico ou metal. No Brasil o mais utilizado é o de madeira e segue o padrão PBR, com dimensão de normalmente 1,00 x 1,20m. Os pallets de padrão PBR são feitos geralmente de madeira Pinus e Eucalipto de reflorestamento.
A reutilização do pallet pode ser feita de diversas formas e a resistência da madeira com o qual é produzido favorece o seu reaproveitamento. A madeira pinus e eucalipto oferece resistência, baixo peso e baixo consumo energético. Os pallets que são utilizados para exportação recebem um comprovante de furmigação o que torna a madeira ainda mais resistente.
A arquitetura e sua capacidade criativa traz ótimas soluções para a reutilização desse material, que pode ser utilizado desde na decoração até a estruturação e o paisagismo.
Na decoração aparecem de diversas formas e com ótimas e criativas soluções.
Foto 02: Revisteiro(fonte: página sustentador no facebook).

Foto 03: Quadro de fotos(fonte: página sustentador no facebook).

Foto 04: Nesta imagem os pallets formam uma sala de TV que é uma mini sala de cinema, simples e muito criativa, feita apenas com a sobreposição dos pallets com almofadas. (fonte: página sustentador no facebook).

Foto 05: Nesse quarto os pallets são utilizados na construção da cama(fonte: página sustentador no facebook).

Foto 06: Apresentam-se como uma ótima solução até para escritórios(fonte: página sustentador no facebook).

Foto 07: Banquinho balanço. (fonte: página sustentador no facebook).

Foto 08: Mini horta(fonte: página sustentador no facebook).

Foto 09: Revestimento(fonte: página sustentador no facebook).

Foto 10: Construção estruturada com pallets(fonte: google).


Outro material que pode ser reaproveitado são as caixas de feiras utilizadas para transportar verduras, legumes e frutas.


Essas caixas não são produzidas com madeiras tão resistentes quanto os pallets, o que pode dar um pouco de trabalho na sua preparação para torná-las próprias para serem usadas dentro de casa. Devido a utilização desse material em interiores, existem hoje pessoas que produzem essas caixas com madeiras provenientes de pallets que são duas vezes mais espessos que as caixas de feira normais.
Foto 11: Caixas decoradas(fonte: google).

Foto 12: diversos usos desse material(fonte: google).

Foto 13: estante colorida. (fonte: google).
Essas são apenas algumas formas de reutilização desse material, que tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente. A reutilização atitude simples e consciente que traz as mais diversas soluções para interiores e exteriores.
(Texto do blog Arquitetônico)