sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PROJETO EDEN - MAIOR ESTUFA DO MUNDO (INGLATERRA)

Veja abaixo as fotos da maior estufa do mundo - Projeto Eden - Uma série de cúpulas futuristas reunidas em uma pedreira de argila próxima de St. Austell, localizada no extremo sudoeste da Inglaterra, que abriga plantas do mundo todo.
O projeto representa um modelo de sustentabilidade e apresenta em suas estufas diversos biomas do mundo, inclusive florestas tropicais umidas encontradas no Brasil.
O projeto consiste em um jardim botânico e parque temático, uma completa apresentação da bio - diversidade global e da dependência da vida humana ao meio ambiente.
Encapsulado em bolhas translúcidas climatizadas é um centro de educação construído dentro de uma antiga área de mineração de caulim, criando um micro-clima protegido pela disposição do complexo abaixo do nível dos terrenos vizinhos.
O gigantesco empreendimento demandou a criação de um modelo computadorizado da antiga mina e requereu a movimentação de 850.000m³ de terra para dar lugar às estufas e as várias vias de acesso, áreas de estacionamento, complexos sistemas de drenagem, estabilização de declives e rotas de acesso para visitantes.
Esta estrutura tem o fechamento dos vãos realizado por painéis de ETFE, filme plástico transparente formando almofadas de ar, proporcionando uma grande redução de peso comparando-se com uma possível execução em vidro, reduzindo os custos com transporte e facilitando a montagem. As esferas possuem diâmetros diferentes, para atender tanto à topografia quanto as exigências de espaço internas, e a forma resultante dá a impressão de um organismo biomórfico.
O Projeto Éden é a maior cobertura transparente autoportante do mundo, cobrindo uma área aproximada de 23.000m² com painéis hexagonais individuais até 80m² (diâmetros que variam de 6 aé 8 m) entre os quais 232 painéis são controlados por computador e operáveis para ventilação.
As enormes estufas (biomes) abrigam inúmeras espécies vegetais provenientes de Amazônia, África, Malásia, USA, do Mediterrâneo, Chile, Himalaia e Australásia, distribuídas em dois espaços climatizados, criando respectivamente as atmosferas Úmida Tropical - representando um ambiente de floresta tropical, e Morno Temperado - simulando condições mediterrâneas.
As fundações que seguem o sinuosos contornos servem de apóio às estruturas leves de aço tubular das cúpulas geodésicas que estão interligadas por arcos.
A maior das cúpulas tem 100m de diâmetro e 45m de altura. O módulo hexagonal é capaz de variações adaptáveis na topografia do terreno.
A estrutura de aço utilizada, composta de elementos estruturais tubulares e sistema de conectores padronizados, e cujo peso total não supera as 1.000 toneladas, é altamente eficiente e facilmente transportável.