quarta-feira, 15 de maio de 2013

CASA EM JOINVILLE


  (Foto: Chan)
Na faculdade de arquitetura aprendem-se teorias e práticas de naturezas diversas, mas alguns conceitos são repetidos frequentemente no decorrer dos anos de estudo. Os bons projetos têm em comum algumas características, como o melhor posicionamento da construção no terreno, em relação aos aclives e declives e à iluminação natural, bem como as suas aberturas levam em conta não só a luz, mas os ventos. Entretanto, apesar da repetição, nem todos os projetos do mundo real apresentam soluções bem resolvidas, que encaram todas as problemáticas apresentadas pela natureza de frente. Não é o caso desta grande casa joinvilense de 970 m², projetada pelos arquitetos do escritório Metroquadrado. Ela traz em si inúmeras pequenas lições àqueles que querem fazer boa arquitetura.
O chamado “partido” do projeto, ou seja, o seu desenho inicial, foi definido em função das características físicas do terreno, que em parte era plano e noutro lado apresenta um declive acentuado. Na parte horizontalizada optou-se por locar o acesso da casa, tanto de pedestres como dos veículos – a garagem, por sua vez, está num nível semienterrado na parte de baixo, aproveitando o declive. A orientação da casa no lote foi pensada de modo a garantir a melhor insolação aos dormitórios. Em termos de luz do sol, não há um cômodo que deva recebê-la em abundância. Em certos casos opta-se por privilegiar as áreas comuns, noutros a ala privada. Nesta casa, devido ao uso que os moradores dão aos quartos, a segunda opção se fez valer.
  (Foto: Chan)
A sala de estar, é integrada com o espaço gourmet e o jantar, há dois grandes painéis de vidro, um voltado para o norte e outro para sul, que garantem a renovação do ar. No térreo, além das salas citadas, encontram-se a áreas de serviço e o escritório. Internamente o destaque arquitetônico é a lareira reversível, que integra dois ambientes, funcionando tanto no estar como na varanda.
No andar superior, distribuição dos ambientes é feita por uma passarela de circulação com mezaninos dos dois lados, que liga a suíte principal aos demais dormitórios e à sala íntima. Os materiais escolhidos para os acabamentos transmitem acolhimento e aquecem a arquitetura contemporânea da casa. Predominam as cores escuras, como o marrom e o preto. Do lado de fora, há muito verde. O entorno é intensamente arborizado. O paisagismo foi feito pela firma Agrícola Boa Vista. Ao longo da varanda há belos espelhos d´água que compõem muito bem o cenário com o jardim. A piscina ocupa a parte mais inclinada do terreno. A palavra de ordem deste projeto é integração – seja dentro, entre os ambientes, ou fora, entre a construção e a natureza.
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)
 
  (Foto: Chan)