segunda-feira, 1 de abril de 2013

SILVER HUT - TOYO ITO

O arquiteto japonês Toyo Ito foi agraciado com o "Pritzker de Arquitetura 2013", prêmio avaliado em US$ 100, simbolizado por um medalhão de bronze e a sua entrega será realizada no próximo dia 29 de maio no Museu e Biblioteca Presidencial John F. Kennedy de Boston (EUA), um edifício desenhado pelo Pritzker de 1983, Ieoh Ming Pei.
Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Ito deu vida a bibliotecas, casas, parques, teatros, lojas, edifícios de escritórios e pavilhões, como o Necrotério de Gifu (2006), a Biblioteca Universitária Tama Art de Tóquio (2007) e o Pavilhão da Serpentine Gallery, em Londres (2002). Algumas de suas declarações: 
"A arquitetura está limitada por diversas restrições sociais.
Desenhei projetos pensando em conseguir espaços mais cômodos e
muito além das restrições."
"'No entanto, quando finalizo um edifício, me dou conta da minha própria insuficiência,
o que se transforma em energia para o desafio do seguinte projeto."
"Nunca fixarei meu estilo arquitetônico e
nunca estarei totalmente satisfeito com o meu trabalho."

Conheça abaixo, projeto residencial com 119.99 m² (área construída) do escritório "Toyo Ito&Associates" (1984), em Nakano (Tokyo).
© Tomio Ohashi. Cortesia de Toyo Ito & Associates
Os tradicionais elementos de construção japoneses - peles de papel, paredes móveis - são as referências do projeto. O uso de telas perfuradas e transparentes entra em jogo com a luminosidade natural. O alumínio perfurado apresenta a potencialidade e efeitos desses elementos tão recorrentes das obras japonesas.
 
         
Uma série de arcos cruzados configuram as várias coberturas que compõem a residência. Arcos construídos por uma estrutura metálica de malha triangular. Alguns módulos triangulares funcionam como claraboias para a iluminação do interior.
Na área central, arcos com maior raio e uma área de transparência maior criam o espaço de estar aberto da residência. No resto da casa, o opaco ganha mais peso, e a luz torna-se sutil e preciosa.
Recentemente, a Silver Hut serviu de base para um novo projeto, também chamado Silver Hut. Utilizada para atelieres, a nova obra utiliza a mesma cobertura em arcos e modulação triangular apoiadas sobre vigas.
Arcos, estrutura e experiências com a luz são os interesses chaves do arquiteto.
(Tomio Ohashi. Cortesia de Toyo Ito & Associates)