sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

DICAS PARA LIMPEZA DE DIFERENTES TIPOS DE PISO

Não esqueça ao escolher o piso na hora de reformar ou construir que além da beleza, durabilidade e modismo, é de vital importância verificar se o piso é de fácil limpeza e manutenção.
 
Granito - Não há necessidade de produtos oleosos, ácidos, água sanitária, detergente ou quaisquer substâncias corrosivas ou produtos químicos. É uma pedra sensível e que pode manchar facilmente, até com produtos que possuem corante, o ideal para limpar piso de granito é usar um pano úmido.
 
 
Porcelanato - Utilize uma vassoura de pelos e depois passe um pano molhado, misture uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido em cinco litros de água, essa quantidade de detergente é suficiente para remover a sujeira e a oleosidade acumuladas no piso sem tirar o seu brilho. Mesmo sendo um piso altamente resistente, não utilize substâncias abrasivas como ceras e produtos para realçar o brilho, ácidos, soda cáustica e sabão em pó nas placas de porcelanato, pois elas danificam o esmalte e tornam sua superfície mais suscetível a manchas.
 
 
Madeira - É um tipo de piso que exige muitos cuidados para mantê-lo conservado e com a tonalidade original por muito tempo. Não use produtos químicos como álcool, querosene ou outros solventes, pois afetam a madeira e o verniz do acabamento. Um dos maiores inimigos deste tipo de piso é a água, pois com o tempo pode deixar o piso com aparência desgastada. Para manter os pisos e carpetes de madeira sempre limpos utilize um aspirador de pó, vassoura de pelos ou um pano seco. Outra forma de limpar este tipo de piso é passando um pano úmido bem torcido embebido em água com duas gotas de detergente neutro ou produtos à base de amoníaco, sempre na medida de três colheres para cada litro de água.
 
 
 
Mármore - Utilize um pano úmido normalmente é o suficiente. Se for para limpar manchas, é importante saber como limpar cada resíduo da forma correta. Se o problema for a falta de brilho, a melhor alternativa é passar um pano umedecido em uma solução feita com um copo de água oxigenada e 12 copos de água. Para manchas escuras ou amareladas, a forma de removê-las é com uma mistura de água com vinagre. Se desejar utilize produtos industrializados para remover manchas do piso de mármore, mas lembre-se que ao utilizar alguma substância corrosiva neste tipo de piso, não se deve deixá-la por muito tempo em contato com a peça. Por isso, ao aplicar o produto, esfregue a área manchada por poucos minutos usando uma escovinha e enxágüe imediatamente.

 
 
Cerâmica - Ideal para cozinhas e banheiros, ambientes com tráfego intenso e que necessitam de manutenção fácil. Para limpar use apenas água e sabão neutro.