quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DA SUKYO MAHIKARI (SÃO PAULO)

O primeiro Centro de Desenvolvimento Espiritual da Sukyo Mahikari, projeto do arquiteto Yoshihiro Chida que aproveitou ao máximo a iluminação natural nos espaços, já que tem 2.300 m2 de área construída. Recebeu da Fundação Vanzolini a certificação do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), nas fases Programa, Concepção e Realização.
 No centro da edificação existe um átrio envidraçado, com plantas e nas janelas das laterais do prédio há brises de madeira, que ajudam a reduzir a carga térmica, diminuindo a necessidade de uso de ar-condicionado.

Como o local é para orações e reflexões, a acústica é feitacom a utilização de materiais isolantes, com elementos pré-fabricados, nas vedações e no forro. O sistema de aproveitamento de águas pluviais da água de chuva incidente na cobertura é coletada e direcionada para uma estação de tratamento físico-químico da água. As águas utilizadas em banhos e lavatórios são direcionadas também para a mesma estação e, depois, utilizada para rega de jardim e lavagem de pisos. As torneiras são dotadas de trava. O aquecimento de água da pia da cozinha e chuveiro, é feita por sistema hidrônico (aproveitamento do calor gerado pelo sistema de ar-condicionado é utilizado para aquecer a água).
 
(Pesquisa feita na internet)