sábado, 7 de janeiro de 2012

ARQUITETANDO COM THELMA - PLANTAS DENTRO DE CASA

Gosto muito, Ana Cristina de  Moraes Pinto, não só de plantas no jardim e varandas, mas também dentro de casa, já postei sobre o assunto <http://arquitetandonanet.blogspot.com/2010/03/arquitetando-com-thelma-como-cuidar-das.html>. Sabe que estudos destacam que as plantas de interior, aliadas aos microorganismos presentes em suas raízes e no solo, criam um processo de limpeza do ar, reduzindo o nível de compostos químicos produzidos em ambientes fechados. Gosto de plantas que são amuletos por perto, dizem que trazem sorte, pelo sim, pelo não...:Sei que elas trazem vida e frescor ao ambiente, e trazem charme quando expostas em vasos belos em locais estratégicos
Um arbusto asiático serissa (Serissa foetida) como bonsai (ela pode atingir até 6 m de altura) cultivada num vaso de cerâmica, a planta, precisa de rega todo dia, é bom colocar em local onde bata sol por no mínimo duas horas.. Adubos como farinha de osso e torta de mamona são os mais recomendados: aplique a cada dois meses, alternadamente.

Nada melhor do que espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) para espantar mau-olhado, no vaso com colocar argila expandida junto da terra, e embaixo dele por um recipiente para coletar o excesso de água. Deve ser cultivada à meia-sombra, regue uma vez por semana e leve para tomar sol direto todo mês.
As folhas altas e profusas do chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum) humaniza o ambiente clean. È cultivada em xaxim, precisa de pouca água, que deve ser borrifada duas vezes por semana. Deixa-la ao ar livre e adubada a cada seis meses. 
 
Duas especies convivem aqui em harmonia, são plantas sucl]ulentas, compactas e de aparência escultórca, planta-jade (Crassula ovata) e os cactos em vasos de cimento. Precisam de pouca água (uma vez por semana), é bom coloca-las em local iluminado e ventilado, e sempre que possível coloca-las expostas ao sol direto.


Carrinho de chá e banquinho de madeira que servem de suporte para suculentas, são compactas, perfeitas para cachepôs de cerâmica. Basta coloca-las em local bem iluminado, elas são carentes de sol e avessas a muita água (basta regar uma vez por semana).

Vasos grandes com plantas de médio porte dão vida ao ambiente.


 Vasos pequenos com plantinhas resistentes deixa uma janela aconchegante.




Orquídeas são belas e econômicas. 
Colocar uma variedade de plantas aromáticas (hortelã, manjericão, alecrim e tomilho), refresca o ar e  ajudam na hora de cozinhar.


Regras básicas de jardinagem
1) A escolha do vaso
• Prefira os de cerâmica: eles evitam o excesso de umidade. O material é mais poroso e permite que as raízes da planta respirem
• Mantenha o equilíbrio estético: a planta deve ter de uma a duas vezes a altura do vaso
• Utilize o prato correto: a profundidade ideal para armazenar a água é 4 centímetros. Mais do que isso, pode provocar o apodrecimento das raízes


2) A adubação
• Periodicidade: a cada dois ou três meses com adubos orgânicos ou químicos – desses, a combinação mais equilibrada é a NPK (com 10% de nitrogênio, 10% de fósforo e 10% de potássio)
• Quantidade ideal: 0,5 grama por litro. Um vaso médio, de 27 litros, por exemplo, deve receber 13,5 gramas de adubo, ou o equivalente a uma colher de sopa.

.Pesquisa feita na internet.