sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

KOKEDAMA

Kokedama é uma forma de plantar onde o vaso é o musgo e a própria terra que segura as raízes, técnica da cultura japonesa, requer calma e paciência na elaboração, mas é bastante simples e o resultado enche nossos olhos. Qualquer tipo de planta pode crescer em um Kokedama, as samambaias são uma espécie que se adapta facilmente, eu vou começar por elas, depois experimente outros tipos de flores e plantas.
                      
MONTANDO SEU KOKEDAMA:

(É necessário)
Mudas pequenas;
Terra para bonsai e turfa;
Musgo seco e musgo vivo;
Barbante de algodão cru e linha de algodão verde.
Misture as partes de turfa e terra de bonsai na proporção sete partes de turfa para três de terra. Vá adicionando água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida mas que não se quebre ao ser moldada.
Modele bolas com a massa de terra não muito grandes, mas com tamanho suficiente para abrigar suas mudas. Reserve.
Prepare as mudas retirando de volta das raízes o máximo de terra possível. As raízes ficarão aparentes.
                                  
Envolva as raízes com o musgo seco e amarre sem apertar com o barbante de algodão. O musgo seco funcionará como um hidratante, pois possui grande capacidade de reter água, mantendo as raízes úmidas.
                                  
 Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque as mudas já envolvidas no musgo. Todas as raízes e o musgo deverão ficar cobertos pela terra.
                         
Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar.
                     
Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar.
Pode pendurar seu kokedama, colocar sobre um prato ou um suporte bem minimalista ao estilo japonês. O importante é valorizar o vaso de terra e musgo. Ele pode receber luz de sol, mas deve ser molhado diariamente, de preferência no período da manhã. Se estiver pendurado use um spray para molhar, se colocar sobre um suporte cuide para não molhar em excesso pois não há drenagem. Lembre que o vaso é a própria terra.