sábado, 16 de julho de 2011

PINTAR TELHADO DE BRANCO NÃO ASSEGURA O CONFORTO TÉRMICO

Contrariando as usuais dicas de sustentabilidade, um estudo realizado na Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) mostra que pintar o telhado de branco não resolve a longo prazo problemas de conforto térmico nem contribui para reduzir as ilhas de calor.

O problema é que as tintas imobiliárias são suscetíveis ao crescimento de fungos escuros. Atacado por micro-organismos, o telhado volta a absorver a mesma quantidade de calor devido à mudança da coloração.

Mesmo com biocida, usado para impedir o crescimento de micro-organismos, as tintas perdem essa capacidade porque o produto é retirado da superfície por ação da água de chuva conforme o tempo de exposição.

"O crescimento de fungos foi superior nas tintas expostas na cidade de São Paulo do que em Belém do Pará", fala Márcia Shirakawa, responsável pela pesquisa. Possivelmente isso acontece pela poluição atmosférica da capital paulista, avalia.

As tintas à base de água, ideais para o ambiente, podem ficar bastante comprometidas antes de três anos de exposição, o que obrigaria à frequente manutenção do telhado para limpeza.

Para resolver a questão, há outras opções.
"É possível usar o sombreamento da unidade habitacional, soluções de isolamento térmico, tetos frios e telhados verdes" diz Vera Hachich, conselheira do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).