sexta-feira, 3 de junho de 2011

HOJE ENCERRAMENTO REUNIÃO DO C40 - SÃO PAULO - SP (BRASIL)

Encerra hoje em São Paulo (SP - Brasil), a reunião do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima. O Grupo é formado por representantes de 40 grandes metrópoles do mundo envolvidas com a preservação ambiental, e estão discutindo ações cooperativas sobre questões como as mudanças climáticas. Durante a cerimônia de abertura (31/05/11), cada prefeito plantou uma semente no solo do Parque do Ibirapuera
O grupo foi criado pelo prefeito de Londres em 2005 para incentivar a cooperação internacional entre as grandes cidades. Formado hoje por 56 municípios - 40 membros permamentes e 16 chamados de “afiliados”. A rede conta com o apoio da Clinton Climate Initiative - CCI, fundação liderada pelo ex-presidente dos EUA, Bill Clinton. A cada dois anos, os prefeitos dessas cidades se reúnem para tentar encontrar meios de evitar que seus municípios, entre os mais populosos do mundo, contribuam ainda mais para o aquecimento global.
As ações que vão desde a plantação de árvores até complexas transações envolvendo créditos de carbono são exemplos de como os governos locais estão se esforçando, em conjunto, para se tornarem mais verdes, fazem parte das discussões.
Estão sendo assinados diversos acordos de cooperação internacional entre os prefeitos da rede, inclusive o acordo de investimentos entre o grupo e o Banco Mundial.