quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

JANELAS PELA PODEROSA LENTE DE TUCA REINÉS

Veja as janelas e acompanhe o olhar artistíco e treinado do paulista Tuca Reinés (1956), arquiteto (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos), especializado em fotografia de arquitetura, moda e publicidade. Colaborador de 22 livros e de diversas revistas de moda e decoração mundiais, colecionador de prêmios na área de fotografia.
"Arquitetura e fotografia se unem na emoção. A arquitetura agrega à fotografia a possibilidade de registrar, e a fotografia agrega à arquitetura a possibilidade de locomoção, de levar a obra para qualquer lugar."

"Muitos projetos são privados e ninguém consegue vê-los, e é aí que entra a fotografia. Ela é o arquivo dos arquitetos."

"Gosto de fotografar espaços e as coisas dos espaços, independente se eles são abertos ou fechados. Quando os espaços não são bons, me esforço para vê-los bons e congelá-los."

"A inspiração pode-se dizer que vem com o treino do olhar. Assim como é necessário desenhar sempre para não perder a mão, também é necessário fotografar para não perder o olhar."

"A fotografia é um romance que se enquadrou na minha mente e nos meus olhos, me fazendo olhar tudo o que passa na minha frente, sempre imaginando o congelamento da cena."
"Sempre gostei de espaços e de construir edifícios e casas. Quando pequeno, morava ao lado do Parque Ibirapuera e ficava olhando as obras do Oscar Niemeyer. Tenho certeza que isso me ensinou a olhar a arquitetura."

"Tenho gosto bem definido e também estou bem treinado com as formas e as proporções, resultado do contato com diferentes obras todos os dias. A única questão que me impede de projetar é o tempo, o grande problema da humanidade."

"A arquitetura é como a luz sobre os volumes e a fotografia é como a arte de congelar um momento para a eternidade."

Amei a inspiração arquitetônica na composição de todas as imagens.

 http://www.tucareines.com.br/