domingo, 24 de outubro de 2010

PALÁCIO DO RIO BRANCO - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

Palácio do Rio Branco está situado na Praça Municipal, Cidade Alta - Salvador, Bahia (Brasil), próximo ao Elevador Lacerda. Construção iniciada pelo Primeiro Governador Geral do Brasil, Thomé de Souza, início do século XVl, para sediar a administração portuguesa no Brasil. Nele D. Pedro ll ficou hospedado quando visitou Salvador em 1859.
Suas duas clarabóias ( prédio com telhas alaranjadas).
No início era em taipa de pilão, recebendo posteriormente várias ampliações. Teve várias funções, como quartel e prisão.
  
Após uma ampla reforma em 1900, passou a exibir um nobre e imponente estilo neoclássico, bem ao gosto francês.
Em 1912 o palácio foi bombardeado e ficou em ruínas. Reerguido em 1919, quando recebeu o nome de "Rio Branco", em homenagem ao estadista brasileiro, o Barão do Rio Branco.
 
Última restauração foi feita em 1984 e hoje abriga a Fundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o "Memorial dos Governadores".
A entrada é gratuita e vale a pena admirar a linda vista que se tem de suas varandas voltadas para a Baia de Todos os Santos.
 
 As salas estão preservadas, bem como sua escadaria com tapetes vermelhos e o lindo teto entalhado. Conta com diversas peças e documentos de governantes da República.
 

Entalhe em madeira no teto.
Pesquisa feita na internet.