segunda-feira, 23 de agosto de 2010

MUSEU DO CHIADO – MUSEU NACIONAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA (LISBOA / PORTUGAL)

Museu do ChiadoMuseu Nacional de Arte Contemporânea, situado no centro histórico à Rua Serpa Pinto, nº4 (Lisboa - Portugal), instalado desde 1911 no convento de São Francisco da Cidade, afetado primeiro por um terramoto em 1755, depois por um incêndio em 1988, foi reinaugurado no ano de 1994 sob a batuta do projeto do arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte.
Apresenta nas linhas gerais arquitetura neo-moderna respeitando os vestígios históricos pré-existentes do imóvel.
                                       
O hall de acesso toma partido do elevado pé direito (originalmente dois pisos, roços nas paredes para suporte de barrotes, dois pilares de lioz suportando uma abóbada de tijolo de seis panos de linhas construtivas da arquitetura chã portuguesa).  
Através da plataforma suspensa no hall, criou um nível intermédio aproveitado para  apresentação de escultura portuguesa dos séculos XIX e XX.
Passarela, escadaria de acesso, balcão de atendimento, painéis, nichos envidraçadas, mobiliário, sistemas de iluminação e suportes para as obras de arte foram desenhados também pelo arquiteto, que se usou materiais como: pedra, metal e madeiras, bem como 
uma paleta cromática de tons cinza, para valorizar a pedra azulina polida de Cascais que reveste o pavimento.

Local de exposição da coleção de arte portuguesa, de 1850 à atualidade, onde se encontra a mais importante coleção nacional portuguesa de arte contemporânea.

Pelo espaço ser pequeno, existe um programa de exposições temporárias que alterna com a coleção do museu.
Pesquisa feita na internet.