sexta-feira, 25 de junho de 2010

VAMOS ATÉ A BIBLIOTECA PARQUE (MANGUINHOS) - RIO DE JANEIRO (RJ - BRASIL)


Hoje vamos conhecer a primeira Biblioteca Parque do Estado do Rio de Janeiro (RJ - Brasil) que foi inaugurada em fins de abril passado, no bairro de Manguinhos, zona norte da capital. Fica numa área de 3,3 mil metros quadrados, onde funcionava uma antiga Divisão de Armamentos do Exército e hoje existem centros comunitários, uma escola estadual, praça e quadras poliesportivas.
Planta parque metropolitano de Manguinhos
A Biblioteca de Manguinhos possui um acervo de 25 mil livros, 3 milhões de músicas, 900 filmes em DVD e centenas de brinquedos. A Academia Brasileira de Letras agiu como consultora do projeto, no auxílio à formação do acervo de livros, a sua maioria de literatura e história.
Perspectiva parque metropolitano de Manguinhos
Segundo o censo de bibliotecas municipais de todo o Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas e divulgado no dia 30 de maio de 2010, em Brasília, 1.152 cidades brasileiras não possuem biblioteca.
Biblioteca Parque funciona não só como guardiã dos livros, mas também servem para incentivar o uso exaustivo de seu acervo com 25 mil livros. É um centro cultural para o convívio comunitário, com área aberta, acervos sonoros, audiovisuais, sala de reuniões, auditórios, cine-teatros e uma sala com 40 computadores com acesso à internet.
"Onde há cultura, a violência não sobrevive"
A Biblioteca Parque de Manguinho está beneficiando os habitantes de dezesseis favelas e custou R$ 8,6 milhões, fica situada numa das áreas mais pobres da cidade do Rio de Janeiro.
Pesquisa feita na internet.