quarta-feira, 23 de junho de 2010

COMPLEXO YAD VASHEM - JERUSALÉM (ISRAEL)

O Complexo Yad Vashem (passagem bíblica: “E vos dei em minha casa e em vossos muros uma memória (Yad) e um nome (Shem). Melhor do que filhos e filhas é um nome. Um Nome Eterno vos darei que jamais será esquecido), é composto de: Central Visitantes; Lanchonete e Restaurante; Av. dos Justos das Nações; Museu Histórico do Holocausto; Sala dos Nomes; Sala da Recordação; Pilar do Heroísmo; Memorial das Crianças e a Praça Janusz Korczak.


“Vocês estão prestes a entrar em um mundo diferente. Um mundo negro onde o mal reinou durante doze longos anos. Um mundo criado por seres humanos para matar outros seres humanos. A Shoá foi uma tentativa dos nazistas e seus cúmplices de aniquilar o povo judeu. A tentativa falhou. No entanto, antes que a matança fosse interrompida, seis milhões de judeus pereceram. Nós somos o que restou do mundo judaico”.

SÍMBOLO DO YAD VASHEM
É o candelabro em alumínio com seis braços em espiral, representa os seis milhões de judeus que foram exterminados no holocausto.

PILAR DO HEROÍSMO, obra do escultor Buki Schwartz.
Pilar em homenagem à resistência judaica durante o Holocausto, tem a seguinte inscrição: "Agora e sempre, na memória de quem rebelou nos campos e guetos, que lutou nas florestas, e as resistências dentro das fileiras das forças aliadas, que de forma heróica chegou Terra de Israel, e que morreu santificando o nome de Deus." 

Monumento em homenagem a Janusz Korczak e as Crianças do Gueto
No monumento está o educador, com as crianças. Dr. Henrik Goldschmidt (nome que usou durante muito tempo) abriga as crianças em seus braços. Ele e as crianças de seu orfanato foram enviadas para o campo de concentração em Treblinka.

MEMORIAL DAS CRIANÇAS projeto do arquiteto israelense Moshe Safdie
Monumento erguido numa caverna subterrânea para homenagear 1,5 milhões de crianças judias que pereceram durante o Holocausto. Construído com a doação de Abe e Edita Spiegel, cujo filho Uziel foi assassinado em Auschwitz.


Entrada do Memorial das Crianças, Museu Yad Vashem, Jerusalém.