quarta-feira, 5 de maio de 2010

MESQUITA AZUL - ISTAMBUL / TURQUIA

A Mesquita Azul (ou Mesquita do Sultão Ahmed) construída em estilo clássico otomano é uma das obras-primas da arquitetura, localizada em Istambul (Turquia), projeto do arquiteto Sinán, chefe dos arquitetos imperiais (mimarbashi) da corte turca, inaugurada no ano de 1616. Conhecida por esse nome (Mesquita Azul), devido aos azuis em diversas tonalidade dos azulejos "Iznikazuis" que decoram suas paredes internas e os ricos vitrais no mesmo tom.                                

Situada em frente da Hagia Sofía separadas ambas por um formoso espaço ajardinado, é a única em Istambul que possui seis minaretes (torres). Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas, as quais forneciam capital para o sustento da mesma.
Detalhe de um dos minaretes da mesquita, cuja altura tem que sersuperior às casas que a rodeiam tem a função prática de fazer chegar mais facilmente aos fiéis a voz do muezim que os chama para as cinco orações diárias. 
A mesquita (masjid), é um recinto onde a comunidade se reúne para orar. Com pátio (sahn) circundado por pórticos (riwaqs) e um espaço coberto (haram), articulado mediante naves de colunas e delimitado pela quibla, o muro que assinala a direção de Meca (todas as orações devem ser voltadas para Meca e realizadas seguindo um ritual).
                       
Os Otomanos desenvolveram a sua própria arquitetura para as mesquitas, dotando-as de grandes cúpulas centrais, vários minaretes e fachadas abertas. O estuque, o tijolo e o azulejo eram usados como elementos decorativos nos edifícios islâmicos. Os painéis murais eram adornados com motivos decorativos de laçaria geométrica sobre azulejos.
Uma das portas de entrada da mesquita, em forma de Mirhab.
Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da Mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.

Nas mesquitas tem apenas versos do Corão. Os painéis murais eram adornados com motivos decorativos de laçaria geométrica sobre azulejos. As gelosias de madeira talhada, muitas vezes com incrustações de marfim, também proporcionaram um suporte para a decoração arquitetônica no mundo islâmico.
                            
Os tons de azul equilibram-se com os de vermelho. Estilo otomano nos azulejos de Izmir e os belos vitrais ao fundo. O salão das orações (musalla) não possui mobiliário, nem há imagens de pessoas, animais ou figuras religiosas, porque o islã considera que o muçulmano deve concentrar seu respeito e adoração apenas a Deus.
                             
O tom azul predomina, mas discretamente, ou seja, predomina, mas não domina. Impõe-se, com equilíbrio e discreção, entre as outras cores.

As paredes internas revestidas em azulejos de Izmir.
Os belos tons azuis dos azulejos.
                    
No centro da sala de orações fica um muro voltado para Meca, local do "mirhab" (nicho ricamente decorado, onde o imam o religioso), faz o sermão (khutba). Nas sextas-feiras o sermão é feito num púlpito de madeira ou mármore, chamado "minbar", que fica próximo ao "mirhab".

O lugar onde as mulheres rezam, já que a lei islâmica (charia) estabelece que homens e as mulheres devem ocupar posições separadas no salão das orações. As mulheres devem ficar atrás dos homens e as mesquitas determinam como local reservado às mulheres um quarto separado ou uma área atrás de uma cortina, onde elas não podem ver o imam.
Ablução
O local de Ablução, fora das mesquitas.

*Complemente as informações assistindo ao vídeo:
 
**Mustafa Kemal Ataturk foi o fundador da República Turca. Nasceu em Selanik (cidade grega hoje chamada Tessaloniki) em 1881 e naquele tempo a cidade fazia parte da Macedônia Otomana. Ataturk é um herói nacional. Espalhadas por todos os lugares da Turquia suas fotos, partes de seus discursos, monumentos e bustos . Ataturk, é a maior expressão na moderna história da Turquia, revolucionou o Direito turco, ocidentalizando-o. Pouco restou do antigo Direito otomano.
 
Pesquisa feita na internet.