segunda-feira, 24 de maio de 2010

ARQUITETO RINO LEVI - CASA DE OLIVO GOMES - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO / BRASIL

Posto hoje sobre um  dos grandes mestres do racionalismo mundial, o arquiteto brasileiro *Rino Levi.  Tem várias obras de relevancia, mas, quero que vocês vejam a "Casa de Olivo Olivo Gomes", São José dos Campos - São Paulo / SP - Brasil (1949).
"A chave para o entendimento de sua obra está entre os jardins e os brises, o encontro entre a natureza exuberante e a técnica para o controle da entrada da luz."
A vegetação sempre esteve presente nas casas, escritórios, fábricas, escolas e até nos apartamentos que idealizou.
Sua arquitetura procurava integrar-se à paisagem e buscava uma relação interior-exterior com a mesma intensidade com que se preocupava em construir o espaço urbano.
Apesar da inspiração racionalista, Levi produziu um modernismo sem ruptura, que utilizava a técnica e a ciência a serviço do bem-estar, seja ele o conforto térmico, acústico ou visual.
Esse arquiteto há mais de 50 anos já se preocupava com as questões de ventilação e iluminação, no projeto arquitetônico.
                          
Dedicou sua vida profissional à busca de uma arquitetura moderna adequada ao Brasil.

Destrinchava os programas de necessidades com precisão, teve tempo e disposição para lutar pela regulamentação profissional. Por tudo isso, tornou-se um arquiteto-modelo e seu estúdio, uma escola.

*Rino Levi (1901 — 1965) - Nasceu  em São Paulo e morreu na Bahia, procurando bromélias, com Burle Marx, amigo e colaborador, que participou como paisagista e artista plástico dos seus mais significativos projetos. Arquiteto, filho de imigrantes italianos, foi para Itália em 1921 estudar arquitetura (Escola Preparatória e de Aplicação para Arquitetos Civis), três anos depois transferiu-se para a Escola Superior de Arquitetura de Roma. Retornou ao Brasil em 1926. Em 1927 abriu seu escritório na cidade de São Paulo, onde se transformou no representante da chamada escola paulista de arquitetura moderna. 
Pesquisa feita na internet.