sábado, 29 de maio de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - DECORAÇÃO COM OBJETOS ECO-SUSTENTÁVEL

PERGUNTA POR E-MAIL DE KARINE SOARES:
" - Agora só vou comprar objetos, adornos, adereços ou qualquer coisa que valha eco-sustentável. Gostaria que você mostrasse no seu blog alguns objetos de design interessantes. Beijinhos! - "
RESPOSTA:
" - Viver em harmonia com o meio ambiente é a atitude correta atualmente. Projetos arquitetônicos e de decoração mostram que os conceitos da sustentabilidade vieram para ficar. Na hora de ir as compras, pense "verde", os utilize. Boa sorte. - "

(1)

O italiano Studio Macs cria objetos de decoração com materiais que deveriam ser descartados, com a convicção de que o futuro do design seja eco-sustentável. Massimo Furlan, artesão-designer do estúdio parte do princípio que cada objeto abandonado não é um descarte, mas sim, um “MEC - MicroEsplosioneCelebraleCreativa". O designer recupera tudo o que encontra e também aquilo que o cliente pede para ser recuperado; reinventando formas e funções dos objetos.
http://macsdesign.wordpress.com/


(2)
Forma, design, pensamento eco-sustentável e funcionalidade fazem parte desse conjunto, é o "W+W", criado pelos designers Gabriele e Oscar Buratti, da empresa Roca. É uma peça única, com formato em L, integra pia e vaso sanitário. A água usada na pia é filtrada e (re)utilizada para suprir o vaso sanitário, garantindo uma economia de 25% da água que seria utilizada com os dois processos em separado.

Um sistema automático de limpeza previne mau cheiro e a proliferação de bactérias. O sistema interno controla a temperatura e vazão da água para economizar energia. Valor R$ 6.900,00. A venda nas grandes lojas do ramo de materiais de construção.
  
  (3)
SOlo Lunge Table di Intelligent Forms é uma mesinha com coletor solar como apoio e  células em silicone que em condições climáticas ideais é capaz de fornecer 17kw de energia durante o ano.
O design moderno e versátil da mesinha é equipado com um transmissor bluetooth, baterias recarregáveis, tela LCD, e uma caixinha para os dispositivos que devem ser recarregados. É uma maravilhosa mesinha, pratica e ecológica, com rodinhas para ser levada por todos os lados.
Você vai trabalhar desfrutando da energia solar para alimentar o notebook, o celular e qualquer outro tipo de tecnologia que precisa de energia para funcionar. www.designerblog.it

(4)
Esse móvel compacto cabe como uma luva nos ambientes das construções atuais, onde tudo é minimizando. Esse resolve o problema, seja de circulação, seja de ergonomia.
Produto excelente, criativos e com muito design. http://www.instablogsimages.com/


(5)
O Biomóvel teve como base o projeto Green Home, elaborado na Toscana, Itália. Novo conceito de móveis, que tem como caracteristica a sustentabilidade pelo processo de produção e desenvolvimento do design. Os produtos são produzidos com madeira sustentável como o pinus e eucalipto, madeira sustentável que ajuda a conservar a mata nativa. Se não houver demanda para o corte de madeiras nobres, as florestas serão conservadas. Comprando biomóveis acaba a demanda de madeira com origem desconhecida.
                       
O conceito do Biomóvel acompanha todo o ciclo de vida do produto, nascimento até a morte. Fases dos processos: produção dos materiais e semi-acabados utilizados no processo; transformação dos materiais, montagem e acabamento; embalagem, transporte e armazenamento e manutenção. Fases de criação e produção do móvel, aspectos considerados: projetar produtos multifuncionais, evitar o super dimensionamento dos móveis, escolher processos produtivos que reduzem o consumo de materiais, otimizar o consumo de energia na produção e utilizar embalagens recicláveis.


(6)
As poltronas da coleção "Forest in New Form", criadas pelo estúdio Swedish Ninja são realizadas a partir de experimentações com lâminas de compensado de OSB. Partindo deste material recuperado, sólido e eco-sustentável, eles desenharam as poltronas e bancos com linhas quadradas. As cores bilhantes e fortes e o estofamento dão leveza ao conjunto. www.ninjaeffects.com

(7)
O designer sudafricano Ryan Frank criou “Zilka“, cabides feitos inteiramente com papel de jornal. Os modelos são coloridos e decorados, um diferente do outro. objeto muito útil nos nossos guarda-roupas. O produto é vendido em um packaging, e pode ser comprado online no site de Pure Design, ao preço de £ 7,00, as variantes cromáticas são cinco e ainda podemos escolher entre as versões decoradas com motivos florais ou aquela sem estampas. http://www.ryanfrank.net/


(8)
A aparência e textura das folhas do Sobreiro, árvore da qual é feita a cortiça, matéria-prima para a rolha, inspirou o designer Rodrigo França a criar o "Súber" esse belo suporte para garrafas de vinho feito de alumínio e cortiça. A cortiça é um material natural, reciclável e biodegradável.
http://www.notusdesign.com/portfolio_houseware.php?imagem=1&&id=17&&pv=2&&cl=2

(9)
Use carpete/tapete de sisal planta agave american, existem também outros carpetes de fibras naturais como a juta, abaca e a fibra de côco. As fibras naturais é uma boa opção para rústicos. A venda nas lojas do ramo.

(10)
Pesquisa feita na internet.
O estúdio de design Shulab criou esta série de pequenos vasos de planta "lightpot". Ele utiliza luzes de LED e permite que as plantas cresçam em qualquer área da casa sem necessidade da luz solar.