segunda-feira, 19 de abril de 2010

EDÍFICIO FLATIRON - NOVA IORQUE (USA)

Nova Iorque (USA) tem grande número de atrações arquitetônicas, apresento para quem não conhece o Edifício Flatiron, projeto do arquiteto e urbanista *Daniel Burnham.obra entregue em 1902 é um dos primeiros arranha-céus da cidade.
Com sua estrutura de ferro o Flatiron Building fica localizado entre a 5ª Avenida, a Broadway e a Rua 23, tem 22 pavimentos e é um dos edifícios mais populares da Big Apple, tendo aparecido em vários filmes e seriados da televisão.

Flatiron Building com design inusitado de ferro de passar (Fuller Building) foi uma solução para aproveitar a forma do terreno formado pelo cruzamento diagonal da Broadway com a Quinta Avenida.
Esse design me faz lembrar dois prédios em Salvador (Bahia - Br), um na entrada do bairro de Santo Agostinho (Brotas) e outro no ínicio da Rua Chile (no centro da cidade).
No início do século 20, época da construção do edifício, na arquitetura a moda era o retorno ao estilo Renascentista, dava ar de pompa aos prédios comercias e órgãos públicos.

A área onde fica a construção é chamada Flatiron District, bom local para fazer compras.

Arquiteto e Urbanista americano *Daniel Burnham (1846 - 1912) - Um dos responsáveis pela modernização das cidades, foi um dos primeiros a construir arranha-céus. Alguns de seus projetos: Union Stock Yard Gate (Chicago); Flatiron Building (New York City); Ford Building (Detroit, Michigan); Wyandotte Building (Columbus, Ohio); Pennsylvania Railroad Station (Richmond, Indiana).

Pesquisa feita na internet.