sábado, 3 de abril de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - DECORAÇÃO DO HALL

PERGUNTA POR E-MAIL DE AMÁLIA LEITÃO:
" - Oi Thelma Christina, Gostaria de algumas dicas para decorar o hall de entrada da minha residência. Sei que você no seu blog dá boas sugestões, então lhe escrevo para conseguir algumas idéias e adaptar para meu ambiente. Tchauzinho. - " 

RESPOSTA:
" - O hall de entrada não é um espaço sem importância, se você decorar de forma correta, valoriza o ambiente, e já mostra logo na entrada que você  tem bom gosto. Seja o hall de entrada de um prédio, do hall de entrada anexo ao elevador em cada pavimento, ou em moradias. Você não diz se mora em apartamento ou casa, então vão algumas sugestões que podem ser usadas nos dois casos. O importante é escolher o estilo com um toque da sua personalidade. Boa sorte! - "
O hall é o cartão de visita da sua casa, pode ser utilizado como local de entrada ou separação entre ambiente social e área intima.
Por ser um ambiente menor, o hall não deve ter muitos elementos. Transforme um simples local de passagem em um ambiente para ser notado.

 Coloque uma cor mais forte nas paredes, um espelho e um aparador com linhas retas, crie um ambiente “clean”, ao mesmo tempo agradável.

Os halls dispensam móveis e objetos em excesso. Em espaços muito reduzidos, por exemplo, bastam espelhos, enquanto espera-se a porta abrir, uma olhada para conferir se está tudo em ordem com o visual é sempre bom.
 
Árvore que dá maçãs, veja essa ideia retratada no painel de eucalipto talhado manualmente. Para transpor os contornos, tem que ampliar o desenho em escala real e colá-lo sobre a superfície, criando um molde. As maçãs de cera vem por último, encaixadas nas circunferências de 4 cm de diâmetro. Para instalar a iluminação discreta, oculta na parte de trás do painel, crie uma estrutura de madeira que afastada 30 cm da parede.

O importante é não esquecer os acessórios, porque um hall de entrada fica interessante com alguma cor e design, seja em forma de têxteis, peças em vidro, aço ou estanho, iluminação, livros, relógios, plantas ou flores frescas.

O fundamental é que o hall lhe diga “bem-vindo” ou “volte rápido” cada vez que mete a chave na porta.

Como em qualquer outra divisão, existem peças básicas para os primeiros metros quadrados da casa: mesa, banco, recipiente para colocar chaves e dinheiro, espelho, cabides, bengaleiro, suporte para guarda-chuvas, candeeiro, tapete, sapateira, etc. Pode ou não precisar de todos estes elementos, depende da funcionalidade e do ambiente que quer criar.

Ao entrar a visita tem que se sentir acolhida por meio da decoração, que deve refletir o gosto e estilo do anfitrião, já que a primeira impressão causa impacto e marca.


Diante do painel com pinos de ipê no hall as visitas colocam as bolsas e casacos, mesmo achando que o cabideiro é uma obra de arte. Existe equilíbrio na disposição das peças, que têm diâmetros variados (de 2 a 4,5 cm). Furadeira, parafusos e buchas se encarregaram da fixação na alvenaria.
Veja a funcionalidade do ambiente que você cria no hall.
O aparador de vidro suspenso, dá leveza e não compromete o espaço pequeno, e o espelho amplia o espaço.

Um hall médio, plantas em vasos caem muito bem.

Um móvel para aparador e flores caem  bem em grandes áreas, o espaço pode abrigar um tapete, quadros e até uma cadeira ou cabideiro. 

Por se tratarem de ambientes de passagem, os halls precisam de uma decoração bem pensada por serem “peças de chegada”, dando mostras do que será encontrado naquela casa ou naquele apartamento.


fotos obtidas através de pesquisas na internet