domingo, 28 de março de 2010

MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

Reinaugurado no ano de 2002, funcionando num casarão do Corredor de Vitória, como um novo centro cultural e de lazer, o Museu Geológico da Bahia é uma boa opção para quem gosta de geologia, mineralogia, pedras preciosas, mineração, história e outros assuntos. É vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração.

Seu acervo consta de 2.500 amostras catalogadas de minerais, rochas e fósseis, 80 objetos sobre a técnica rudimentar de ourivesaria e mineração, além da rica documentação de caráter histórico-científico. Destaque para a coleção de quartzos.
Entre as raridades de seu acervo, destaca-se o granito Azul Bahia, típico da Bahia, e uma réplica do meteorito Bendegó, o maior meteorito brasileiro, encontrado em 1784, no município baiano de Monte Santo e classificado como o 11º mais importante do mundo.


Tem dez salas onde são expostos vários tipos de minerais e espécimes fósseis. Possui auditório, com capacidade para 125 pessoas e equipado com projetor, sistema de som digital e recursos tecnológicos. 
Em uma sala denominada de “Energia dos Cristais”, encontram-se peças muito interessantes, como gemas e pedras semipreciosas, bolas de cristal e artesanatos feito com conchas. Uma outra sala está reservada para a coleção Otto Billian, fundador da Empresa Baiana de Minerais. Durante 50 anos, ele reuniu uma coleção de mais de quatro mil peças, das quais destacam-se os cristais de quartzo, as pedras preciosas, os minerais e réplicas de diamantes famosos, além de livros, revistas e manuscritos que falam sobre o assunto.

Localizado na Avenida Sete de Setembro 2.195, no Corredor da Vitória, em Salvador, Bahia / Brasil. Horário de funcionamento: Das 13:30hs às 18:30hs, de 3a à 6a feira, e das 14:00h às 18:00h nos sábados, domingos e feriados.