segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EDÍFICIO ECOLÓGICO "DRAGONFLY" - NOVA YORK (USA)

O projeto de um edifício ecológico (forma de libélula) "Dragonfly" foi desenvolvido pela empresa Vincent Callebaut Architectures para resolver o problema da poluição e reconectar a população de Nova York (USA) à natureza. Tem 132 andares, espaço para criação de animais de pequeno porte, produção de frutas e verduras. Os painéis solares absorvem os raios e garantem 5% da energia do edifício. Os eletrodomésticos consomem pouco, as luzes se apagam sózinhas. O “Visionário” tem redução de 40% na conta de energia. O ar que circula pelos apartamentos logo é retirado do prédio por um poderoso sistema de exaustão.
Sua estrutura tem duas torres simétricas transparentes, formato de asas, que se conectam por meio de uma estufa, climatizada graças ao sistema interno de recolhimento de energia solar. Todas as paredes são preenchidas com hortas e a água utilizada é coletada, tratada e reaplicada nas plantações. Além da arquitetura inteira focada no ideal verde, o projeto do edifício ainda destaca uma belíssima vista do skyline de Nova York.

Com áreas residenciais e comerciais cercadas de jardins, orquidários, pontes suspensas, plantações de arroz e – surpreendentemente – fazendas cheias de animais, o empreendimento terá como objetivo a produção de alimentos que possam satisfazer os habitantes da cidade.
Tudo o que for colhido nesse universo verde será distribuído com maior rapidez e facilidade. Consequentemente, a circulação dos grandes caminhões que, hoje, transportam produtos agrícolas do campo para a metrópole será bastante reduzida.

Se o sonho dos arquitetos virar realidade, um edifício gigante em formato de libélula vai mudar para sempre a história não só de Nova York, mas do mundo, não só pela beleza. mas por reconectar os moradores da selva de pedra com a vida rural, em um paraíso ecológico urbano que possa produzir 100% da energia que consome e, ao fornecer alimentos para os vizinhos evitar a poluição gerada hoje pelo transporte em caminhões que vêm de longe para abastecer a metrópole.

Fonte: Revista Casa e Jardim