sábado, 13 de fevereiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA PERGUNTAS E RESPOSTAS: MEU SONHO DE CONSUMO É UM SOFA DE UM DESIGN FAMOSO

PERGUNTA POR E-MAIL DE MARISA PONDÉ:
" - Tenho um sonho de consumo que guardo tem algum tempo (estou economizando para realiza-lo) é ter um sofá de um design famoso, que seja uma peça de edição limitada e que faça com que minha sala de estar vire um verdadeiro oasis. Gostaria que você indica-se alguns. Continue sendo como você é... Um beijão! - "

RESPOSTA:
" - Obrigado pelo elogio e por confiar em mim para dar dicas para a realização de seu  sonho de consumo. Segue abaixo fotos de alguns sofás dos mais famosos designers, fica a seu critério a escolha, apenas leve em conta o tipo de ambiente que tem sua sala de estar. Qualquer dúvida, mande um novo e-mail. Boa sorte!

1 - Sofá bicolor do design e arquiteto italiano Gaetano Pesce.
2 - As imagens são explicativas na apresentação do sofá Modi, da italiana Moredesign.
Eliminando ou acrescentando almofadas aos buracos guias, o feliz proprietário desse kit pode ter uma infinita combinação de mobiliários a sua escolha.


3 - Lançada no ano de 2009 a coleção de móveis batizada de Sushi Collection, projeto do designer Edward Van Vliet.
Detalhe do pufe circular com charmosos bordados de carpas gigantes, vinculando uns aos outros e caracterizando o todo como um conjunto único.



4 - Dois sofas 
4.1 - Sofá "air lounge system", produzido pela Meritalia.



4.2 - Sofá "divina", produzido pela Driade.



5 - Sofá da coleção My Beautiful Backside, da Moroso.
http://www.moroso.it

6 - Essa chaise é da design inglesa Lisa Whatmough que reveste cadeiras clássicas, camas e sofás com diferentes combinações de tecidos. Estantes e luminárias também recebem revestimentos do universo do patchwork.
O resultado estético faz referência ao universo folk, as mobílias não perdem o tom refinado. A idéia é fazer fusão de antigas texturas em tecido que acabaram definindo seu trabalho em peças únicas e exclusivas. Os produtos da artista são encontrados em sua loja, a Squint Limited, Londres.



7 - Sofa "Neoz" do design Philippe Starck com toque de romantismo vitoriano, estrutura e acabamento em madeira mogno ebonizado, rodízios de alumínio e nylon. Assentos com espumas de poliuretano e lã nas cores linho branco e almofadas em algodão lavável.

www.micasa.com.br














8 - A design Patrícia Urquiola pensou nos elementos do assento, se inspirando na forma cônica e que é similar a tecer cestos, daí o nome 'Canastra' (cesta em inglês).





9 -sofá "Moon System" criado pela arquiteta iraniana Zaha Hadid, utiliza o conceito
do Moon System (anos 90) que tem uma só forma, que contém encosto, assento e braços, como se fossem esculpidos num só bloco. O sistema fica completo com o descanso para os pés, que pode ser encaixado no estofado.
                                                                    À venda na Atrium.



10 - Sofá  "Circle" do design Ben van Berkel, com ergonomia adequada para que as pessoas conversem melhor numa roda. Encosto ligeiramente inclinado ele cria movimento e muita dinâmica no ambiente.

11 - Sofá Gávea criação do design brasileiro Fernando Jaeger, com excelente acabamento e forma original, com uma grande gama de cores disponível. A estrutura em madeira e almofadas podem ser escolhidas ao gosto de cada cliente.


12 - Sofá Lotus, uma  criação do design Alain Blatché



13 - O sofá Nouvelle (Decameron) une o contemporânea com elementos do capitonê tanto no visual como na forma de sentar. Pés de madeira torneada combina com botões feitos de jequitibá, conferem o charme romantico do capitonê com um toque de modernidade.

Via Flor - Rua Silvânia, 177B - Vila Nova Conceição, São Paulo



14 - O sofá Boutique, assinado pelo designer holandês Marcel Wanders.
A ideia é a seguinte: a peça pode ser customizada entre 4 opções de pés e 20 de capas. Ou seja, além de montar o bicho ao gosto do freguês, dá para revezar seu look de vez em quando. Olho nas sugestões do chef Houssein Jarouche, o anfitrião. 
15 - O designer belga, Xavier Lust criou este sofá feito em alumínio, desenvolvido para a empresa, também belga, Indera.
O móvel chama-se Flow e foi todo desenvolvido em uma só peça, podendo ser usado em ambientes internos e externos, dependendo do revestimento das almofadas escolhidas. Está disponível em modelos de um, dois e três lugares, mas um tamanho especial para 4 pessoas também pode ser encomendado, todos em uma única peça de alumínio.


16 - Esse sofá é uma criação do designer israelense Arik Levy que cria novos conceitos no design contemporâneo, misturando habilidade técnica e sensibilidade estética.
http://www.ariklevy.fr/

17 - Os sofás abaixo fazem parte da coleção Mosspink, empresa alemã Brühl, criados pela designer Kati Meyer-Brühl. Estrutura em madeira certificada e espuma com baixo teor de VOC (Componentes Orgânicos Voláteis), substâncias químicas com base de carbono, emissoras de vapores prejudiciais à saúde humana e à qualidade do ar.


Reunem três características conforto, beleza e são amigas do meio ambiente. Modulados, que permitem dispor as almofadas de várias formas, em diversas cores.
http://www.bruehl.com/

18 - Sofá Papel dos designers brasileiros Irmãos Campana, feito em papelão corrugado e ferro.
19 - Sofá "Confluences" criado por Philippe Nigro (para a marca italiana Ligne Roseté), tem sistema de assento modular disponíveis em várias formas e cores. Unidos como um puzzle, estas peças modulares são ideais para espaços pequenos ou grandes.
20 - Sofá "2212 and 2213" que o design dinamarquês Borge Mogensen criou para sua casa em 1962 pode ser considerada um ícone do design dinamarquês até os dias atuais. Por ter linhas limpas e simplicidade aceita um mix de peças contemporâneas ou até futuristas.

   Pessquisa feita na internet.