domingo, 3 de janeiro de 2010

A CRUZ DO PASCOAL - BAIRRO DO SANTO ANTONIO ALÉM DO CARMO - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Localizada no Centro Histórico de Salvador, bairro do Santo Antônio Além do Carmo, num pequeno largo na entrada da Rua Direita de Santo Antônio, a Cruz do Pascoal é um oratório público de sete metros de altura erguido em 1743 pelo comerciante lisboense, Pascoal Marques de Almeida, em homenagem a Nossa Senhora do Pilar como retribuição a uma graça alcançada.
Possui base em cantaria de arenito, sobre a qual se sustenta uma coluna toscana construída em alvenaria e revestida de azulejos do século XVIII. Na parte superior da coluna de arenito encontra-se o nicho de Nossa Senhora do Pilar, inspirado nas torres sineiras das igrejas baianas de estilo barroco, em cujas quinas estão aplicadas pequenas colunas com terminação em esferas de louça. Por cima do nicho, uma pequena cruz. Ao redor de todo o marco há um gradil de ferro colocado em 1874.


Consta que o local onde se encontra a Cruz do Pascoal era um ponto de reza antes mesmo da construção do marco. Com a sua edificação o local virou um ponto de peregrinação para onde levas de pessoas se deslocavam apenas para rezar. De acordo com a Fundação Gregório de Matos, uma das primeiras referências à Cruz do Pascoal é de Afrânio Peixoto: “É um dos monumentos mais expressivos e pitorescos da Bahia. A este recanto pacífico da Bahia se visita para ver este monumento de fé ingênua e pitoresca expressão. É um símbolo dessa fé que, no meio da vida nos interrompe constantemente, no caminho, lembrando dever e destino, numa mudez pacífica que não deixa de acordar memórias e obrigações. A gente se benze, mas não esquece a Cruz do Pascoal”.


Sobre Pascoal Marques de Almeida não se sabe muito. Foram encontradas duas referências a ele: A pimeira no artigo de Marina Massimi “Sermões Quaresmais e conhecimento de si mesmo”: “[...] o culto à Nossa Senhora da Porta do Céu é importado de Portugal, visando propiciar a ajuda de Maria para alcançar a Porta do Paraíso, mas também para auxiliar na compra/locação de imóveis. No Brasil, o culto iniciou-se na Igreja do Carmo em Salvador, pois frei Agostinho de Santa Maria refere-se à milagrosa imagem de Maria, muito querida pela população de Lisboa. Dizia ele que o príncipe D. João de Candia, edificou um conventoe igreja na capital portuguesa para os irmãos franciscanos enfermos, dedicando a Nossa Senhora das Portas do Céu, “para obrigar a Rainha dele lhe conceder o poder de entrar por suas portas. (...) De Portugal, este original título de Maria passou para o Brasil, trazido, por Pascoal Marques de Almeida”.

E a segunda referência ao Pascoal Marques de Almeida pode ser encontrada na tese de doutorado de André Luiz Tavares Pereira (p.279): “Nossa Senhora da Porta do céu, Porta do Paraíso ou Chave do Reino de Cristo é devoção fundada e cultivada pelos cristãos orientais. Chega ao Brasil por intermédio de um português identificado como Pascoal Marques de Almeida”.

Pesquisa feita na internet