quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CASA BOX EM ILHABELA, NO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO - BRASIL

Na 8ª Bienal Internacional da Arquitetura, que aconteceu no pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera, dezembro de 2009 em São Paulo (SP-Brasil), premiando alguns trabalhos. Na avaliação levo-se em conta: espacialidade, conectividade, originalidade e sustentabilidade. Mostro a Casa Box, Menção Honrosa, projeto dos arquitetos paulistanoss Alan Chu e Cristiano Kato, localizada em Ilhabela, litoral norte paulista.

(Planta Baixa Pavimento Térreo)
A edificação tem 36 m² construída para substituir a antiga casa térrea com paredes de pedra e telhas de barro do caseiro. Com um programa básico: sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço. 

(Planta Baixa Pavimento Superior)

Tem dois pavimentos. Na parte superior: quarto. Térreo: área envidraçada da sala, cozinha e o banheiro.


(Corte esquemático)
Soluções construtivas usadas: Estrutura de concreto armado e alvenaria - o projeto tirou partido de grandes vãos e da ventilação cruzada. Como a área é de clima tropical úmido, foram utilizados para garantir o conforto térmico, portas-brise e cobertura de concreto com argila expandida.

Entre as rochas e à Mata Atlântica, a caixa branca de 3 m x 5 m chama atenção pela forma e geometria compacta. O terreno em desnível foi muito bem aproveitado na implantação da obra.
                            
A imagem da casa em forma de cubo, encostada em uma enorme rocha arredondada causa imenso impacto e conserva a privacidade.


Na elevação frontal, o volume é apoiado muro construído com as mesmas pedras para manter a harmonia com o conjunto arquitetônico existente, onde predominam construções erguidas sobre rochas naturais.



O piso interno em cimento queimado. A pavimentação externa e muro frontal de arrimo para valorizar as rochas locais. As portas, janelas, escada, estantes e mobiliário em madeira reaproveitada das sobras dos materiais utilizados (nos andaimes e nas fôrmas do concreto armado do cubo branco).


A implantação a 100 m de altura fez com que a casa tenha uma bela vista para o mar.

O pátio de acesso à casa segue o desenho da rampa do estacionamento abraçando a construção.