domingo, 17 de janeiro de 2010

ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS - BAHIA / BRASIL

"Quando te aproximares da terra, abre os olhos", é a origem do nome Abrolhos (área cheia de recifes de corais) dito em 1503 por Américo Vespúcio quando passou pela região. Abrolhos é um arquipélago que localizado no Oceano Atlântico, ao sul do litoral da Bahia, Brasil.

Formado por cinco ilhas numa área de 913 km², que pertencem ao Parque Abrolhos e é protegido pelo Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, pelo IBAMA com apoio da Marinha. São elas as ilhas: de Santa Bárbara (onde fica o farol e a estação-rádio); Siriba (onde é permitida a visitação com um guarda-parque do IBAMA); Redonda; Sueste e Guarita (essas duas últimas são áreas de preservação, o desembarque é proibido).

A região de Abrolhos é considerado pela ONU como um dos 12 parques nacionais mais importantes do mundo. Distante 75 km da costa, é um conjunto maciço de corais de origem vulcânica, que formam uma cadeia montanhosa submersa. São 19 tipos de corais e 95 tipos de peixes, além de chapeirões que habitam o ecossistema local.

O arquipélago é protegido, quem chega ou fica hospedado em navio ou na cidade mais próxima que é Caravelas (são 950 km saindo de Salvador pela BR-101/BA-101) e se locomove para Abrolhos de catamarã, lancha ou traineira. Não existe infraestrutura no local e é proibido desembarcar na ilha principal sem autorização prévia da Marinha.


Nas ilhas, a atração fica por conta das aves nidificando nas formações rochosas. O Parque é aberto todos os dias. Diversas embarcações oferecem passeio de um dia ou mais.

A temperatura sempre morna de suas águas, é a preferidas pelas baleias da espécie jubarte para a reprodução, nos meses de julho a Novembro.

O arquipélago possui excelente área para mergulho autônomo (com cilindro) e livre (onde se usa apenas o “snorkel”), pois as formações de corais abrigam grande diversidade de fauna marinha. Existem excelentes locais para mergulho, como a Enseada de Santa Bárbara, onde há o Farol do arquipélago, as cavernas das Siribas e existem 4 naufrágios que podem ser visitados por mergulhadores credenciados são os navios: Nebula, Rosalinda, Guadiana e Santa Catharina.


"As ilhas dos Abrolhos, vistas de uma certa distância, são de um verde brilhante. A vegetação consiste de plantas suculentas e gramina, entremeadas com alguns arbustos e cactos. Embora pequena, minha coleção de plantas de Abrolhos contém quase todas as espécies que ali florescem, acho eu. Pássaros da família dos totipalmados são extremamente abundantes, tais como atobás, rabos-de-palha e fragatas. Talvez o mais surpreendente seja o número de sáurios; quase todas as pedras têm o seu lagarto correspondente; aranhas em grande número; o mesmo com ratos. O fundo do mar em volta é densamente coberto por enormes corais cerebriformes (corais pedrentos, solitários, de aparência semelhante ao cérebro); muitos tinham mais de uma jarda (90 cm) de diâmetro."

Charles Darwin, 29 de março de 1832.

Pesquisa feita na internet.