terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ALGUNS FAMOSOS DESIGNERS E SUAS PEÇAS MARAVILHOSAS...

"Na postagem de ontem falei do Hotel Missoni em Edimburgo (Escócia), e cito que todo mobiliário que decoram os ambientes são de alguns famosos designers: Marcel Wanders, Eero Saarinen, Arne JacobsenHans Wegner e Charles Rennie Mackintosh. Hoje aqui estão os cinco e alguns de seus trabalhos maravilhosas."


Marcel Divaga Wanders, designer industrial holandês (1963). Adquiriu fama ao desenhar a icônica Knotted Chair (Droog Design), 1996. Fez projetos para fabricantes como B&B Italia, Slide Design, Bisazza, Poliform, Moroso, Flos, Boffi, Cappellini, Droog Design e Moooi, onde é co-proprietário (fundada em 2000). Tem obras de arquitetura, design de interiores e eletrodomésticos de uso residencial. Em 2007, colaborou com a Puma AG em uma gama de produtos (acessórios de praia). Foi o editor do International Design Yearbook (2005). Vários de seus trabalhos estão em exibições pelo mundo: no Museum of Modern Art (Nova York/São Francisco), V&A Museum (Londres), Stedelijk Museum (Amsterdam), Museum Boijmans van Beuningen (Rotterdam), Central Museum (Utrecht), Museum of Decorative Arts Copenhagen e em várias exibições da Droog Design.
                                    
Carbon Chair, criada por Bertjan Pot e Marcel Wanders (Moooi), em fios de carbono interligados desordenadamente para criar uma forte estética corporal. Toda artesanal, a partir de fibra de carbono e resina epoxi – material de alta tecnologia.


Mesa Flare da Magis, designer de Marcel Wanders super original. Os modelos de pés são variados, adaptavéis para diferentes tipos de decoração.


Marcel Wanders é o responsável pelo design do eletrodoméstico "Holland Electro Wave TV" - microondas de 23l com tela TFT de 10.2" e um DVD player acoplados. É equipado com um decodificador com saída de canal de áudio 5.1 e DVD com scan progressivo.

                    
Torneira bye Marcel Wanders.

Projeto de interiores de Marcel Wanders para o Kameha Grand Hotel (Bonn - Alemanha).

*****************

Eero Saarinen arquiteto e design finlandês naturalizado americano (1910 - 1961), considerado introdutor na arquitetura norte-americana, das formas curvilíneas em substituição aos prismas retangulares da primeira fase da arquitetura moderna. Ganhou o Prêmio Nacional da Mobília (1941) com uma cadeira de madeira compensada e criou uma revolucionária cadeira em fibra de vidro (1948). Seus primeiros trabalhos individuais arquitetônicos em formas esféricas e cilíndricas foram o centro técnico da General Motors em Warren, Michigan (1950) e o auditório Kresge e a capela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1953-1955). As linhas dinâmicas e a exploração dos contrastes exterior-interior desses edifícios lhe deram fama e uma trajetória de muitos outros grandiosos projetos, tais como o rinque de hóquei da Universidade de Yale e o terminal da Trans World Airlines, no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. 



Cadeira Saarinen Tulipa (com e sem braço).


Eero Saarinen para a Knoll Mesa para Café.

eero-saarinen-grasshopper-chair.

Cadeira Bolha Saarinen.

Banqueta Saarinen.

*****************

Arne Jacobsen (1902 -1971), nasceu em Copenhagen (Dinamarca) arquiteto, decorador, design de móveis, têxtil e de cerâmicas. Sua arquitetura inclui um número considerável de edifícios na Dinamarca, Alemanha e Grã-Bretanha. Em 1925, ganhou medalha de prata em um evento de design. Como designer, em 1952, criou a Cadeira Formiga. Em arquitetura seus projetos mais conhecidos são o St. Catherine's College (Oxford), e o Hotel Royal SAS (Copenhagen) para o qual desenhou as tão famosas Poltrona Egg e a Poltrona Swan que mais pareciam esculturas orgânicas em 1957.
                             
Posto de Combústivel (bandeira Texaco), Kystvejen, Skovshoved, 1936.
                              
Relógio Roman criação de Arne Jacobsen em 1942, agora recebeu repaginada e esta sendo comercializado pela Rosendahl.


Cadeira Dinamarquesa.


Poltrona Egg.

Cadeira Swan.


*****************

Hans J.Wegner (1914), design nascido na Dinamarca, já foi chamado como "designer de cadeiras por excelência", e na verdade poucos designers produziram tal variedade de modelos com tão elevada qualidade. Em 1959 recebeu o título de Honorary Royal Designer for Industry da Royal Society of Arts de Londres. Criou numerosos móveis para Johennes e Fritz Hansen.

Poltrona criação Hans Wegner "Butterfly", estrutura madeira multilaminada, tipo Imbuia  e mogno.


Papa Bear Chair.

Three-Legged Chair, 1963, um dos raros exemplos do uso do contraplacado por Wegner, que preferia trabalhar com madeira maciça.


Ox Chair, 1960, o modelo preferido de Wegner.

A cadeira Cowhorn (1952), um dos modelos mais abstratos e orgânicos de Wegner.

*****************

Charles Rennie Mackintosh (1868-1928) arquiteto e design que nasceu em Glasgow. Em 1903, contratado para construir a Hill House, em 1904 desenhou móveis para a Tea Room (Willow Street), alguns dos móveis desenvolvidos para esse projeto estão entre suas criações mais conhecidas na atualidade. Valorizou a pedra em detrimento do ferro e o vidro entre os materiais, associando arabescos lineares pela influência Neogótica. Criou peças de mobiliário para os seus projetos arquitetetônicos como também sistemas de controle ambiental – para ventilação e calefação através de dutos.

Hill House, 1902.

Cadeira Hill House, 1904.

Mesa, 1917.

Projeto de interiores de Charles Rennie, 78 Southpark Avenue (Glasgow).


Fechamento em vidro arabescado, criação Charles Rennie.

Pesquisa feita na internet.