quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MERCADO CENTRAL DE LA FLOR - BARCELONA (ESPANHA)

Inovador para a maioria dos comerciantes de flores, plantas e complementos, o mercado Central de la Flor vai se converter em um dos principais da Catalunha e do resto de Espanha. Projeto arquitetônico do atelier "Willy Muller Architects". No seu interior desenvolvem-se três mercados conceitualmente distintos, cada um com a sua especificição e condicionantes logísticos e técnicos, segundo o produto em questão à venda.


Uma parte será para o mercado de “Flor Cortada”, com sistemas de refrigerações industriais modernas, onde as temperaturas podem variar de 2º a 15º, já que é um produto muito perecível, sendo comercializados apenas por três dias.

No extremo oposto desenvolve-se o Mercado das plantas, desenhado com sistemas de aquecimento através do chão com aquecimento industrial (um dos maiores da Europa com 4000 m2), e sistemas de refrigeração por introdução de umidade, o que garante temperaturas nunca inferiores a 15º, nem superiores a 26º, especialmente indicadas para este produto que requer mais tempo de comercialização, por volta de quinze dias. Significa que é o setor de venda, é também setor de armazenamento ou hibernadeiro durante este período de tempo.



A cobertura do novo mercado em zinco cobre todo o espaço e está desenhado com geometrias lineares paralelas a distintas tonalidades, mas de uma forma simétrica, imitando a imagem visual que temos desde o ar dos campos cultivados, marcados mediante uma grande expressão de cores, que baixa e sobe para organizar entradas ao longo do edifício.

No oposto aos dois mercados citados, tem o mercado de complementos, setor delicado por seu alto risco de incêndios, por se trabalhar com produtos como flores secas e a sua comercialização requer um armazenamento importante. Foi especialmente desenhado para a detecção e extinção de incêndios, experiência que de forma traumática está incorporada à história de mercado com o seu incêndio e destruição ao ano 2001.



Este edifício do ponto de vista de localização será marcado por uma série de operações singulares que vão desde a Praça de Espanha até ao novo terminal do Aeroporto.

O complexo também inclui 500 vagas de estacionamento, zona de carga e descarga, um restaurante gastronómico que pretende converter-se numa referência na oferta da auto-estrada de Castelldefels, um setor de oficinas e dois centros de ensino floral, além de espaço multiusos para eventos.


Mercabarna/Willy Muller Architects - Mercado Central de la Flor (Barcelona - España)