terça-feira, 17 de novembro de 2009

ÁRVORES DE NATAL

Chegou Novembro e daqui a pouco num piscar de olhos já estamos em Dezembro, começamos a pensar na decoração natalina da casa. A árvore de natal só deve começar a ser montada a partir do dia 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.

Durante o Natal, no Hemisfério Norte, as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.
A tradição da árvore de Natal surgiu no século 16 (Alemanha), e se espalhou pelo mundo a partir do século 19. Não existe uma regra de como a árvore deve ser enfeitada. Muitos enfeites são ótimos para decoração, como por exemplo, bolas, laços, sapatinhos, bonecos de neve, pingüins vestidos de Papai Noel, entre outros. Vale lembrar que o detalhe faz a diferença. Enfeite a árvore de Natal com amor, carinho e capriche na criatividade.


Árvore de Natal Tradicional



Árvore de Natal de Velas



Árvore de Natal Ecologica



Árvore de Natal Invertida



Árvore de Natal de Livros

(Decoração da árvore de natal da University Library em Aalborg, Dinamarca).


Árvore de Natal de Garrafas

(Arvore de natal do estúdio de design Paprika reutilizando 300 garrafas de vidro).


Árvore de Natal de Nerd

(Feita de placas-mãe recicladas de PCs, LEDs e a base é uma bateria de 9 volts).


Árvore de Natal de pão (se você tem uma padaria, aproveite a idéia).


Árvore de natal feita em origami (dobraduras).


Árvore de Natal de papel reciclado.


Essa árvore de natal é feita com fundos de garrafas pet e até as folhas das flores são de garrafas reutilizadas. Que todos se inspiram e caprichem na decoração ecológica.


Árvore feita com caixinhas de papelão reciclado, formando cubos no tamanho 2 X 2 cm. Laçinhos prata e dourado, amarrando os cubinhos. Para dar forma a árvore faça discos de papelão e cole os presentes com cola quente. Não esqueça de embutir as luzinhas de natal.


Árvore clean.


Peça para a vovó fazer os enfeites em crochê, misture com velas, o efeito fica bom.


Árvore artezanal, vaso com a técnica de pintura craquelê, O caule feito com pau canela, cone de isopor, alfinetes, miçAngas, vidrilhos e lantejoula. Ah! Não esquecer um belo laço de fita.


Árvore dourada.


Árvore de chocolate.



Árvore com pé.


Nessa árvore você reune todos os enfeites dos anos anteriores, sobrando espaço, coloque também novos enfeites.


Árvore com fotos da família e dos amigos.


Árvore jovial.



Árvore iluminada com direito a lareira e tudo mais...


Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal e toda decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja.



Pesquisa feita na internet.