domingo, 20 de setembro de 2009

IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

Essas são as famosas “fitinhas do Senhor do Bonfim” e tem uma história tão antiga quanto a da Igreja. Pelos documentos descobertos, a data de criação das fitinhas é por volta de 1792. Quando foi criada, a fitinha do Senhor do Bonfim era chamada de “medidas”. Pois possuía o tamanho da medida do braço da imagem do Senhor do Bonfim. Na época a “medida” era feita de panos nobres bem parecidos com a seda, possuíam frases e imagens do santo. E a cada romeiro que visitava a Igreja era permitido levar uma “medida” como forma de levar um “pedaço” da devoção. Essas fitas são vendidas na porta da igreja e quem usa ao amaarrar no pulso dá três nós, para cada um deles um pedido, muita fé e eles são atendidos pelo Senhor do Bonfim.


A devoção ao Nosso Senhor do Bonfim começa ainda nas terras Lusitanas. E é trazida ao Brasil por Teodózio de Faria – capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa. Uma forte tempestade, seguida de naufrágio quase leva à morte o capitão português. Diante do desespero, ele faz uma promessa ao Senhor do Bonfim: se chegasse vivo a Portugal, traria uma imagem do santo e a sua devoção para a colônia. Assim começa a historia da fé ao Senhor do Bonfim em Salvador. Em 1745, na semana de páscoa, a imagem esculpida em cedro chega a capital bahiana.


A Igreja do Senhor do Bonfim teve sua construção concluída em 1754.



Fica na Península de Itapagipe, na Baía de Todos os Santos, localizada no alto da Colina Sagrada, na Cidade Baixa. Essa igreja é ponto de romaria tanto para católicos quanto para seguidores do candomblé. A fachada, em estilo rococó é parcialmente coberta por azulejos brancos portugueses, que chegaram à igreja cem anos depois da construção.


Forro da nave da igreja, de Antônio Joaquim Franco Velasco.


Painel de José Teófilo de Jesus


Fonte: pesquisas na internet.