terça-feira, 4 de agosto de 2009

AS OBRAS DE ARTACHO

O arquiteto autodidata paulistano (interrompeu seus estudos antes de concluir o ginásio), João Artacho Jurado (1907-1983), foi perseguido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e pelos modernistas das décadas de 50 e 60. No entanto suas obras agradou a classe média emergente, por privilegiar o conforto, o luxo e os espaços amplos.

Com uma arquitetura extremamente formalista, que contorciona as leis modernistas de Le Corbusier, e atuando numa área regimentada, foi desprezado pela crítica e sofreu represálias de arquitetos renomados, que o excluíram da história da arquitetura da época. Atualmente com o movimento de valorização do vintage em todas as áreas, inclusive a do mercado imobiliário, as suas obras voltaram a figurar entre as construções mais valorizadas da cidade de São Paulo. Ganhou o Prêmio Nacional de Arquitetura no ano de 1942.

ED. PLANALTO:

Uma série de edifícios chama a atenção em São Paulo graças à sua arquitetura única e original. Projetados na década de 50, traziam o glamour de Hollywood para a cidade.



ED. BRETAGNE:

A revista inglesa Wallpaper apontou o Ed. Bretagne como um dos melhore s edfícios para viver no mundo.

Situado no bairro Higienópolis, fascina por sua beleza. Os apartamentos são disputados : há fila para a aquisição de uma unidade.

Hall Social

Piscina

ED. ENSEADA:

Apesar de passar pela arquitetura moderna o arquiteto tinha um estilo único. Não criava nada sob encomenda. Suas obras nunca foram nenhum supra-sumo; mas são, no mínimo, diferentes e curiosas.

Interior do Hall Social

As curvas, os pilares circulares, típico dos anos50/60


EDIFICIO LOUVRE:

Situado na Av. São Luis em São Paulo (SP).


EDIFÍCIO VERDEMAR
Localizado na Orla de Santos (SP)

Construído no final da década de 50 e início dos anos 60, foi tido como atração turística na cidade.

Fachada Frontal

Cobertura



EDIFÍCIO VIADUTOS:
Idealizado na década de 50, localizado no Viaduto Maria Paula, centro de São Paulo (Capital), foi criticado na época de sua construção, hoje recebe elogios pela mistura de estilos - o moderno, o nouveau, o déco, o clássico, além dos elementos étnicos - e também por ter traduzido, naquela época, os sonhos hollywoodianos do pós-guerra. São 368 unidades distribuídas em 27 andares, onde moram mais de mil pessoas.
PESQUISA FEITA EM DIVERSAS FONTES NA INTERNET