sábado, 23 de maio de 2009

CASA DE OPERA DE OSLO (NORUEGA)

A Casa de Opera de Oslo (Oslo Opera House, na Noruega, Operahuset) é o local onde se situa a Norwegian National Opera and Ballet, a maior instituição de música e teatro do país e o auditório de Opera nacional da Noruega. O edifício situa-se em Bjørvika, no centro de Oslo, no topo de Oslofjord.
O prédio emerge desde o mar até o centro de Oslo, um marco futurista da arquitetura foi projetada pelo estúdio de arquitetura norueguesa Snøhetta (http://www.snoarc.no/), o qual também projetou outras obras como a biblioteca em Alexandria e a Embaixada da Noruega em Berlim.
A construção foi inspirada em um tímpano que emerge do mar e se caracteriza por sua superfície revestida de mármore e uma enorme fachada de cristal com painéis solares.

A estrutura oferece uma área total de 38.500 m² e inclui 1,100 salas, um dos quais tem 1,350 lugares e outro com 400 lugares. A Casa de Opera está equipada com o restaurante Argent, a Brasserie Sanguine no salão de espera e quatro bares (existe a possibilidade de organizar banquetes para até 1400 pessoas).

A base da Casa de Ópera equivale ao tamanho de quatro campos de futebol de tamanho padrão internacionalmente.

O exterior do setor da nova Opéra norueguesa esta revestido de 450 m2 de cristal, dos quais 300 m2 esta cubertos de paneis solares, que gerará 20.618 kilowatt-hora cada ano, que é equivalente ao consumo energético anual de uma familia norueguesa.

Será a primeira Casa de Ópera do mundo a qual os visitantes poderão passear sobre o teto. É o maior projeto de construção no âmbito da cultura dos tempos modernos na Noruega. Durou cinco anos para terminar essa obra na beira da baía de Bjørvika (ínicio em 2004, e inauguração em 2008).

A área principal da Casa de Ópera consiste em um amplo espaço aberto, com uma decoração minimalista e uso de materiais simples como pedra, concreto, cristal e madeira. Em contrapartida, a área oferece inúmeras possibilidades de iluminação e a vista dos arredores. Dispões de área de descanso, cafés, bares, restaurantes e guarda-volumes.

O auditório principal é construído como uma ferradura clássica em vários níveis, com um teto alto que gerirá o acústico de uma maneira natural. Também aqui o ambiente está determinado pelos materiais sensíveis como madeira.

Em contraste com o aspeto luminoso do vestíbulo, o auditório principal é decorado com azinheira tratado com amoníaco.

O público têm uma vista panoramica no Fiordo de Oslo do vestíbulo.

O vestíbulo tem um estilo minimalista, com materiais como pedra, concreto, cristal e madeira.

Tecnicamente avançada, o auditório principal, que é um dos mais tecnológicos do mundo, oferece uma ótima flexibilidade cenográfica.

A área do palco cobre mais do que mil metros quadrados e consiste, além do palco principal e do palco giratório, dois palcos laterais, palcos traseiros e um subpalco. Partes dos palcos estão situadas a 16 metros abaixo do nível do mar.

O salão principal, é constituído de : platéia, fosso de orquestra e palco. Do teto o maior candelabro da Noruega. Tem 7 metros de diâmetro, pesa 8 toneladas e tem mais de 8000 diodos luminosos e 5800 elementos de cristal e vidro. A enorme construção luminosa foi desenhada pelo Snøhetta e produzida pela fábrica de vidro Hadeland. O candelabro de luzes cumple tambem uma função acústica no auditorio principal.

Usando dimmers, os módulos podem variar a intensidade luminosa individualmente o que proporciona diversas cenas e climas ao espaço todo. Por estar instalado a 16 metros do chão, eles conseguiram chegar a 300 lux no nível do chão. Isto facilita também o trabalho com a luz para gerar as cenas.