quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PIAS - BANCADAS: COZINHAS E BANHEIROS

Quer tornar mais prático o seu dia-a-dia? Quando for reformar ou construir, invista em um dos itens que descrevo abaixo. As opções permitem fazer todo tipo de combinação: aço inox, pedras naturais e sintéticas, madeiras e vidros. Tudo ao gosto do freguês.
** Soluções Apenas Para Cozinhas **

* Aço Inoxidável *
O indicado para pias é o AISI 304, contém pouco ferro e mais níquel, além da composição básica de liga de cromo e carbono. Pode-se fazer tampo, cuba e frontão, sem emendas. Isso, além de dar um efeito uniforme, facilita a limpeza do material. No dia-a-dia, cautela com facas e objetos cortantes, que riscam a superfície, assim como as palhas ou esponjas de aço - com o tempo, abrem espaço para corrosão. Se isso acontecer ou se ela apresentar áreas desgastadas, planeje um polimento, feito por empresas indicadas pelos fabricantes. Outra dica é evitar que soluções salinas fiquem secando sobre a pia, provocando manchas. Para garantir sua longevidade, após o preparo das refeições, limpe com o lado macio da esponja e detergente neutro, jogue água morna e, em seguida, passe um pano seco.
Cozinha americana com cubas, bancada e parede divisória com o balcão moldadas em inox.


** Soluções para Cozinhas e Banheiros **

* Pedra Sintéticas *
Você pode comprar em lojas de material de construção, revendedores autorizados, nas lojas especializadas, ou na hora que seu arquiteto estiver bolando os projetos da cozinha e dos banheiros ele pode fazer desenho de peças exclusivas.

São também conhecidas como superfície sólida mineral (SSM). Conforme a marca, cada composição recebe um nome fantasia. A combinação de mineral natural e acrílico é chamada Corian (DuPont). O pó de granito com resina foi batizado Moenstone (Moen). Já o Silestone, que é pó de quartzo com granito, leva o mesmo nome da empresa. No caso de mármore ou granito sintético, a matéria-prima é usada por vários fabricantes. Todos eles têm em comum boa resistência a riscos e a acidez dos alimentos - causadores de manchas. Mas panela quente exige cautela. Com exceção do Moenstone, o calor com o tempo desgasta a pedra sintética. Na limpeza, use sabão neutro ou produtos do tipo multiuso.

Limpeza - Todas as placas sintéticas acima citadas, o mármore e granito sintético foram criados para oferecer muita praticidade ao seu dia-a-dia, exigindo um mínimo de cuidados e manutenção. Podem-se usar os produtos de limpeza habituais (detergente, álcool, limpador multiuso, água sanitária, etc.) mas geralmente, apenas sabão, água e uma esponja macia já são suficientes para limpá-los. Para remover pequenos riscos e sujeiras mais difíceis, recomendamos usar o lado áspero da esponja e um limpador abrasivo, se o acabamento for fosco.


As cubas de pedra silestone tem bacias largas e profundas, são fabricadas em diversas cores, ainda que diz que não tem nada novo no mercado.


A superfície sólida dessa bancada de cozinha em Corian, além de maciça e resistente.


Essa cozinha gourmet foi toda fabricada com um composto formado por granito (70%) e resina (30%) chamado MoenStone. A cor está presente em todo o seu material de composição para evitar esmaecimento de seu aspecto. Resistem aos arranhões e altas temperaturas e possuem dimensões indicadas para bancadas de 70cm de profundidade.


Corian, é a combinação perfeita com as cubas em inox, ou com as cubas feitas com seu próprio material, que é de alta qualidade.


As cubas em moenstone tem numa grande variedade de cores que combinam a versatilidade de qualquer ambiente, seja cozinha ou sanitário.


Cubas feitas em granitos sintético tridimensional, por sinal é a última novidade em termos de acessórios para banheiros.


No silestone as placas podem ser cortadas, coladas, usinadas e moldadas sob medida, adequando-se perfeitamente ao seu projeto, como o desse banheiro, com duas cubas de sobrepor em louça.


Bancada do banheiro revestida com pastilhas de vidros, com as cubas em super posições feitas em corian que são mais leve, higiênicas e de manutenção mais simples que as pedras naturais.


* Granito *
O granito é uma rocha formada de três minerais: mica, quartzo e feldspato. É mais duro que o mármore. Tem baixa baixa absorção de água e pouca porosidade. Após instalar a bancada, aplique hidrorrepelentes e faça uma boa vedação nas juntas. A limpeza é simples, em geral, não há necessidade de mais do que um pano úmido, devem ser evitados detergentes, cujos componentes químicos podem corroer alguns minerais.


Cozinha com uma ilha revestida em granito "branco dallas".


Sanitário com bancada "L" em granito giallo-veneziano, com duas cubas em louça de embutir com bordas


* Madeira *
Essa opção exige cuidados prévios, quem deseja bancada de madeira deve antes do uso aplicar como acabamento um verniz especial. O verniz impermeabiliza a bancada quando da exposição à umidade e da água da torneira. Caso isso não seja feito, a madeira com o tempo apodrece. As espécies mais indicadas: ipê e teca.


Bancada de cozinha em madeira teca, com duas cubas em aço inoxidável.


Bancada de banheiro em madeira ipé ebanizada, com duas cubas de sobrepor em louça.


** Soluções Apenas Para Banheiros **

* Mármores *
Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita. São muito porosos, e não devem ser usados em cozinhas, principalmente no manuseio e preparo dos alimentos, em cozinha industrial o ministério da saúde manda retirar imediatamente.


Bancada em mármore travertino, com cuba de louça semi-apoiada.


* Vidros *
Nada prático para serem utilizados em cozinhas, engorduram facilmente e arranham com as idas e vindas de pratos e panelas.


Os vidros são usados com muita graça, bancada conjugada com a cuba.


Apenas a bancada em vidro, para um detalhe, as cubas são de sobrepor, podem ser em louça, corian e etc.